Back-End

11 jul, 2007

OOA (Object Oriented Analysis – Análise Orientada a Objetos) – Introdução

Publicidade

Olá pessoal. O nosso tema de hoje será Análise Orientada a Objetos (OOA), o primeiro de uma série de artigos sobre esse assunto. Com certeza, se você está lendo esse artigo, é por que se interessa pelo assunto, e como eu, deve ter percebido que há poucas referências nacionais que tenham uma abordagem direta.

Ë importante citar que não iremos apenas ver os diagramas UML por cima, exemplificando-os com situações fáceis, mas que não representam a nossa realidade corporativa. Iremos sim, ver os diagramas, mas focando nas diretrizes de cada um e em exemplos práticos, que facilmente terá uma ligação com o que você, profissional enfrenta no dia a dia.

Breve histórico:

Nos últimos anos, o mercado começou a absorver cada vez mais o desenvolvimento de sistemas de softwares Orientados a Objetos, mas a Orientação a Objetos não é muito nova. Não irei entrar em detalhes de quando ela começou a ser estudada/desenvolvida, nem por quem, já que foge do objetivo desse artigo.

No contexto do desenvolvimento de sistemas de softwares orientados a objetos, podemos compreender a OOA como o processo para diminuir a distância conceitual entre o mundo real (domínio do problema), identificando e definindo um conjunto de objetos que interagem e comportam-se conforme os requisitos do sistema.

Utilizamos a UML (Unified Modeling Languagem) para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos de um sistema de software. A UML foi homologada em 1997 pela OMG (Object Management Group).

A UML atual e sua organização:

Atualmente a UML está na sua versão 2.1, ela contempla 13 diagramas, divididos em duas categorias (Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais) e uma sub-categoria (Diagramas de Interação). A sub-categoria pertence está localizada em Diagramas Comportamentais.

Diagramas Estruturais:

    Diagrama de objeto
    Diagrama de Classes
    Diagrama de Componentes
    Diagrama de Instalação
    Diagrama de Pacotes
    Diagrama de Estrutura

Diagramas Comportamentais:

    Diagrama de Casos de Uso
    Diagrama de Máquina de Estado
    Diagrama de Atividades

Sub-Categoria: Diagramas de Interação:

    Diagrama de Seqüência
    Diagrama de Interatividade
    Diagrama de Colaboração / Comunicação
    Diagrama de Tempo

Na continuação da série, estudaremos Requisitos, Modelagem do Negócio, ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas, dentre outros. Essa introdução foi mais téorica, os os próximos terão maior aplicação prática.

Bom pessoal, por enquanto é isso. Fiquem a vontade para fazer críticas e sugestões. Abraço!