Back-End

18 mai, 2009

Criando áreas administrativas automaticamente com o PHPMaker

Publicidade

Fala, galera !

Nesse artigo vou explicar como usar o PHPMaker, uma ferramenta que facilita o desenvolvimento, principalmente de áreas administrativas. O PHPMaker é uma ferramenta paga – http://www.hkvstore.com/phpmaker.

Com PHP Maker você pode criar sites que permitem que os usuários façam consultas, edições, inclusões e exclusões de registros. Ele é uma excelente ferramenta que pode ajudar e facilitar a vida tanto dos usuários mais novos, como os mais experientes. Os códigos gerados vêm com comentários em todas suas linhas, permitindo que sejam editados. Mas isso não será necessário. 

O PHP Maker trabalha com Windows e Linux.

Estes são alguns exemplos do que é possível fazer com esta ferramenta:

  • redimensionamento de imagens na hora do upload
  • validações
  • usuários com nível de acesso
  • relacionamento de tabelas
  • editor de texto em TEXTAREA
  • upload de arquivos
  • exportar para CSV/HTML/Excel/Word/XML
  • integração com CSS
  • auto-completar e sugestão de palavras em textbox
  • login automático
  • CAPTCHA
  • e muito mais

Neste exemplo, vou usar uma base de dados Mysql. Você pode baixar o WampServer que, além de ser gratuito, instala automaticamente o Apache, MySql e o PHP em sua máquina  – http://www.wampserver.com

Base de Dados

Eu criei uma base de dados chamada PhpMaker assim:

-- Estrutura da tabela clientes
--

CREATE TABLE clientes (
id int(5) NOT NULL auto_increment,
nome varchar(50) NOT NULL,
email varchar(50) NOT NULL,
telefone varchar(10) NOT NULL,
obs longtext NOT NULL,
PRIMARY KEY (id)
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ;

--
-- Extraindo dados da tabela clientes
--

-- --------------------------------------------------------

--
-- Estrutura da tabela usuarios
--

CREATE TABLE usuarios (
id int(5) NOT NULL auto_increment,
nivel int(5) NOT NULL,
login varchar(50) NOT NULL,
senha varchar(50) NOT NULL,
PRIMARY KEY (id)
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ;

--
-- Extraindo dados da tabela usuarios
--

Agora com o PHPMaker você terá que fazer a conexão com o banco de dados, no meu caso a conexão é localhost.


Connection Method: Direct ou URL
Direct você acessa uma base de dados local, usando a URL você pode criar uma conexão com um banco de dados Online, em nosso caso usaremos o DIRECT.

Port: Pode deixar em branco, caso seu servidor esteja configurado na porta 3306, caso não, especifique a porta correta.

User: Usuário de banco de dados

Password: Senha do banco de dados

Database: Caso tenha configurado corretamente, ao clicar na seta ele exibirá os bancos de dados existentes, selecione o banco de dados phpmaker e clique em Connect.

Note que as tabelas abriram no canto da tela.

Existem algumas abas acima – DATABASE – PHP – HTML – SECURITY e GENERATE.

Vamos configurar a exibição de itens. Clique na aba PHP e em seguida em List/View, e configure como na figura abaixo:

A aba HTML é para o design da página e você pode alterar como quiser. Clique agora na aba SECURITY. Aqui é uma parte importante, você irá definir o usuário e senha de Administrador e configurar o nível de acesso para cada usuário. Configure como a figura abaixo e clique em Advanced:

Irei definir que o Administrador tem acesso a tudo, não precisa alterar pois já é o padrão. Iremos alterar o Default para que o usuário possa apenas listar a tabela Clientes, faça como na figura abaixo e dê um OK:

Pronto! Já temos uma Área Restrita com múltiplos usuários. Clique em Generate para gerar as páginas. No próximo artigo irei explicar como configurar as tabelas clientes e usuários e definir.