É incrível com vídeos podem agregar muito valor e até uma nova vida ao conteúdo de seus post. Você já deve ter percebido como diversos sites de conteúdo vêm adotando vídeos na sua estratégia de conteúdo. Afinal, com um vídeo de poucos minutos é possível transmitir uma enorme quantidade de informações de forma mais dinâmica, rápida e eficiente, o que exigiria muitas e muitas páginas de textos.
Para que você entenda melhor o novo hábito de assistir cada vez mais vídeos online, podemos lembrar que hoje o Youtube é o segundo maior site de buscas no mundo (esse é apenas um dos motivos para usar vídeos do Youtube em seu site e esperar bons resultados).
Nas versões mais antigas do WordPress (anteriores à versão 2.9), éramos obrigados a utilizar o código de incorporação dado pelo site onde o vídeo foi postado, ou usar um plugin para incorporar os vídeos corretamente em suas páginas. Com o recurso Embed, lançado na versão 2.9, enfim a tarefa de inserir vídeos em seu site WordPress se tornou algo extremamente fácil, permitindo que os administradores incorporassem players de áudio e vídeo enviados diretamente no post ou página de conteúdo. Já na versão 3.6, a tarefa fica ainda mais simples graças a biblioteca JavaScript MediaElement.js, usada para produzir uma HTML5 ou Flash player, com compatibilidade total com muitos navegadores e dispositivos.
Mas apesar dessa facilidade, vejo que muitos usuários iniciantes não estão adotando essa possibilidade. Mas agora que você sabe a importância de vídeos para conteúdo, vamos ver como colocá-los nas suas postagens.
Considerações sobre o uso de vídeos em seu site
Por serem normalmente arquivos muito grandes, os arquivos de vídeo devem ser hospedados em sites de serviço de hospedagem de vídeos como o YouTube e Vimeo. Pois normalmente as hospedagens da maioria de blogs e sites WordPress são alocadas em servidores compartilhados, e sendo vídeos pesados, podem gerar tráfego excessivo que faça o serviço falhar.
Mas o principal motivo que você deve ter em mente é evitar assim perda do tráfego potencial que um site como o Youtube pode gerar para suas páginas. Fora o fato de que os servidores desses sites são otimizados para streaming de vídeo. Com isso, você vai economizar o custo de espaço em disco e consumo de tráfego para seu site.
Incorporar áudio e vídeo no WordPress usando shortcodes
Você pode utiliza o recurso de shortcode para incorporar arquivos de áudio e vídeo em seu WordPress, basta ter o link desses arquivos e usar [ áudio ] ou [ vídeo ] no conteúdo da sua páginas. Veja o exemplo abaixo de como esse shortcode deve ser usado:
"seu-arquivo-video.mp4" "<span</span>
Você pode encontrar mais detalhes sobre o uso desses shortcodes no codex do WordPress.
Incorporar áudio e vídeo no WordPress usando apenas a URL do arquivo
De forma ainda mais simples do que com o uso de shortcodes, você pode incorporar um arquivo de áudio ou vídeo hospedados em outro servidor, basta que simplesmente forneça a URL para o arquivo em seu conteúdo. O WordPress vai interpretar a extensão do arquivo (um . Mp3, por exemplo), e logo em seguida, carregar automaticamente o media player. Lembre-se de que ao digitar a URL para o seu arquivo de mídia ele não deve ser um link e deve esta em uma linha própria.
Tipos de arquivos aceitos pelo WordPress
MP3 para áudio e MP4 para vídeo são os formatos padrão, mas o player da bibiloteca MediaElement.js suporta todos tipos de arquivos a seguir:
- webm
- ogv
- mp4/m4v,pt
- wmv
- mov / qt
- flv
- mp3/m4a/m4b
- ogg / oga
- wma
- wav
Incorporar áudio e vídeo no WordPress de outros sites
De forma tão simples como no método acima, você pode também inserir um vídeo de um site como o YouTube simplesmente também colando a URL da página que exibe o vídeo. Basta colar a URL do site em seu conteúdo em uma linha própria e sem link. Como no exemplo abaixo:
http:
//www.youtube.com/watch?v=e6-Da003dZQ
Como você pode ver, da mesma forma que o método anterior, com o mesmo resultado. Novamente graças a biblioteca MediaElement.js, que dá suporte aos seguintes site de hospedagem de vídeos:
- YouTube
- Vimeo
- DailyMotion
- blip.tv
- Flickr (ambos os vídeos e imagens)
- Viddler
- Hulu
- Qik
- Revision3
- Scribd
- Photobucket
- PollDaddy
- Google Video
- WordPress.tv (apenas do tipo VideoPress vídeos por enquanto)
- SmugMug (WordPress 3.0 +)
- FunnyOrDie.com (WordPress 3.0 +)
Conclusão
A grande dica é se beneficiar dessa possibilidade para tornar a tarefa de incorporar vídeos aos seus post no WordPress uma rotina mais simples. E tornar uma rotina é o mais importante. Tem muita gente boa ensinando como criar vídeos, então procure aproveitar essa tendência, pois ela deve se tornar cada vez mais comum. Minha indicação é para usarem e abusarem do Youtube, que pode lhe trazer um retorno de tráfego muito bom e ainda ajudar no posicionamento da sua marca para alguns termos em pesquisa do Google.
Abraços!