Back-End

12 jul, 2019

Banco de dados MYSQL no PHPStorm

100 visualizações
Publicidade

Neste artigo você aprenderá a como conectar seu banco de dados MYSQL para ser gerenciado diretamente pela ferramenta PHPStorm da jetbrains. Esta configuração fará com que você otimize seu tempo investido e aproveite o auto completar em querys em desenvolvimento e revisão de querys já desenvolvidas.

Lembrando que para que tudo funcione corretamente é importante que sempre esteja utilizando versões atualizadas e que seu banco de dados MYSQL esteja ativo e funcionando.

Na prática

1) Ao instalar e abrir o PHPStorm vá até a barra de ferramentas localizada no topo e faça o seguinte caminho:

View -> Tool Windows -> Database!

2) Em seguida, clique no ícone Propriedades da Fonte de Dados, localizado na parte superior da tela aberta, como apresentado na tela abaixo em destaque.

3) Uma nova janela será aberta e nela você deve clicar no botão “+” apresentado no canto superior esquerdo. Ao clicar neste botão, aparecerá uma lista onde você deverá clicar em MYSQL. Após clicar, a tela permitirá que você possa preencher seus dados de conexão. Preencha os dados e clique em “aplicar” para que a configuração seja salva.

Agora que seu conteúdo já está configurado, você poderá controlar seu banco de dados diretamente pelo PHPStorm, sem precisar ficar acessando terceiras páginas. A conexão também vale para bancos de dados REMOTO. Logo, você pode trabalhar utilizando o banco online. Espero que a partir deste conteúdo você possa otimizar seu tempo e desenvolver aplicações inovadoras.