O Appcelerator Titanium Mobile é um framework open source para desenvolvimento de aplicações mobile nativas. Os apps são escritos em JavaScript, utilizando a API do Titanium. O código JavaScript é compilado e empacotado através de ferramentas nativas de cada plataforma, gerando código nativo Objective-C, através do XCode e IOS SDK ou Java, pelo Android SDK, para iOS e Android respectivamente.
O Appcelerator Titanium mobile está disponível para Mac, Window ou Linux. Considerando que você querira desenvolver uma aplicação para iOS (iPhone ou iPad), é necessário um Mac com iOS SDK e XCode instaldo. Ppara Android, todas as plataformas acima citadas estão abilitadas, sendo necessário o Android SDK instalado e o ADT (Android Development Tools) para Eclipse.
Nesse artigo vamos fazer uma apresentação dessa plataforma de desenvolvimento e uma amostragem do seu potencial.
Para instalar e configurar o Appcelerator Titanium Studio, vá ao site deles e faça o download do Titanium Studio, apés preencher um pequeno cadastro. Após a instalação, faça o login com os dados cadastrados e aguarde a atualização dos SDK.
Vamos ao primeiro contato com o Titanium!
Clique no menu File | New | Titanium mobile Project e selecione Single Window Appication.
Informe o nome do projeto e os dados do projeto (Project Setting):
Neste caso, dei o nome do projeto de APP01, app id de com.amaxnet.app01, Titanium SDK Version 2.1.1 e Deployment Targets para iPhone e Android.
Clique em Finish para criação do projeto. Com o projeto criado, vamos à sua estrutura. Neste ponto, foi criado uma estrutura de pasta padrão para APP iOS e Android. Atente por o arquivo app.js na pasta Resources – é o arquivo inicial da aplicação Titanium.
Abra o arquivo app.js, apague todo conteúdo, e vamos dar início a primeira aplicação Titanium para iOS e Android. Segue o código:
//CRIA A JANELA MAIN //neste ponto, foi criado uma variável main, atribuido com o uso da API do Titanium – Titanim.UI, o metodo createWindow, aplicando as propriedades, basicamente como em JQuery. var main = Titanium.UI.createWindow({ width: 320, height: 480, top: 0, left: 0, backgroundColor: '#F00', title: 'APP 01', barColor: '0000FF' }); //CRIA A VIEW //Criamos uma variável chamada view, utilizando o metodo createView da API do Titanium var view = Titanium.UI.createView({ width: 300, height: main.height - 40, left: 10, top: 10, backgroundColor: '#fff', borderRadius: 5 }); //CRIA LABEL 01 //Criamos uma variável Chamada label1, utilizando o metodo createLabel da API do Titanium var label1 = Titanium.UI.createLabel({ font: {fontSize: 14, fontFamily: 'Helvetica', fontWeight:'bold'}, text: 'texto 01:' }); //Após a criação das variáveis, instanciamos cada uma delas. //Adicionamos a label na view view.add(label1); //Adicionamos a view a janela main.add(view); //Abrimos a janela main.open();
Em http://docs.appcelerator.com/titanium/2.1/index.html#!/api, temos a documentação de todos os elementos da API do Titanium.
Vamos executar o código, clicando no menu Run | Run (Command + Shift + F11). Na primeira execução, será solicitado a escolha do emulador.
Vou selecionar iPhone Simulator, e temos o iOS SDK executando o nosso app.
Agora, vamos mudar a execução para Android. Na aba lateral esquerda, Project Explorer, selecione Android Emulator:
Executando novamente, temos noss o app em Android.
Neste artigo, apresentei o Appcelerator Titanium Mobile, um framework para desenvolvimento mobile nativos. Nos próximos artigos, vou explicar melhor a API do Titanium, em aplicações praticas.