Back-End

18 jan, 2010

Adobe Flash Builder + Eclipse PDT: Flex e PHP na mesma IDE

Publicidade

Neste artigo iremos abordar a integração do Flex com o PHP em uma mesma IDE. Este assunto foi abordado no meu livro Desenvolvendo sistemas com Flex e PHP, em que mostrava como integrar o Apatana juntamente com o Adobe Flex Builder 3. Como o Aptana dificultou as coisas, e o Flex está em uma nova versão, juntando os pedidos dos leitores a criar um artigo sobre o tema, exibo neste artigo uma seqüência detalhada da instalação de ambas as tecnologias.

Como é possível, Flex+PHP?

Esta integração somente é possível quando duas IDEs possuem uma mesma base, ou seja, o Eclipse. Tanto o Eclipse PDT quanto o Adobe Flash Builder possuem como base o Eclipse, e com isso é possível instalar as duas versões juntas. Isso significa que não poderá instalar, por exemplo, o Netbeans PHP+Flash Builder, pois o NetBeans PHP é de uma tecnologia distinta.

Exemplos de IDE PHP que usam o Eclipse: 

  • Eclipse PDT (PHP Development Tools)
  • Zend Studio
  • Aptana

Obtendo os arquivos de instalação

Uma dica fundamental para o sucesso desta instalação é a ordem em que vamos instalar as IDEs:

  •  Primeiro, instale o Eclipse PDT
  • Depois, instale o Adobe Flash Builder, como um plugin para o Eclipse PDT

Para obter o Eclipse PDT, acesse o seguinte endereço: http://www.eclipse.org/pdt/
Na página que surge, clique no item Download, conforme a figura a seguir:

Após clicar em Download, escolha o pacote de acordo com o seu sistema operacional. Como estou usando Windows, vou selecionar o item “All-In-One Windows 32-bit“:

Após selecionar o pacote desejado, faça o download, escolhendo o servidor de sua preferência (ou o padrão):

Enquanto faz o download, vamos obter o Adobe Flash Builder. Acesse o seguinte endereço: http://labs.adobe.com/technologies/flashbuilder4/
Como podemos ver, o Adobe Flash Builder ainda está na versão Beta. Por isso pegamos ele do “labs” da Adobe. 

Caso o Adobe Flash Builder seja a versão oficial, ele deverá estar na página oficial da Adobe. Busque no google por “adobe Flash builder download” para encontrar esta página.

Clique no link “Get the Flash Builder 4 beta 2 release“:

Possivelmente surge uma tela de login. Crie uma conta, caso não tenha, faça o login e continue. Na próxima página, surgem as versões do Adobe Flash Builder. Basicamente existem a versão standalone, onde o Flash Builder é instalado sozinho, e a versão plugin, onde o Flash Builder é instalado como um plugin de outra IDE do Eclipse. 

Clique em Download Flash Builder 4 Plugin for Windows conforme a tela a seguir:

Após terminar o download, partimos para a instalação.

Instalando o Eclipse PDT

Lembre-se da regra básica:

Adobe Flash Builder instalado como plugin do Eclipse PDT

Então temos que instalar primeiro o Eclipse PDT. A instalação dele é manual, porém bastante simples. Descompacte o arquivo “eclipse-php-galileo-SR1-win32.zip” no seu computador, e copie a pasta “eclipse” para c:\. Depois, crie um atalho do arquivo c:\eclipse\eclipse.exe para o desktop, conforme a figura a seguir:

Execute o atalho, e verifique se o Eclipse inicia. Se ocorrer algum erro relativo à Java, acesse http://www.java.com e clique no link “Download Gratuito do Java”. Instale o Java na sua máquina e tente abrir novamente o eclipse.

A primeira tela que surge do Eclipse é relativa ao Wrorkspace, onde definimos uma área de trabalho em que os arquivos de configuração do Eclipse ficarão. Deixe o padrão e selecione “Use this as the default….”, conforme a figura a seguir:

Surge então o “Eclipse for PHP Developers”, e talvez surja uma mensagem do windows relativa a firewall (clique em Desbloquear):

Feche a janela “Welcome” e pronto, temos o Eclipse PDT instalado. Feche o Eclipse PDT para instalarmos o Adobe Flash Builder.

Instalando o Adobe Flash Builder 4

Execute o o arquivo de instalação do Adobe Flash 4. A primeira tela, exibida a seguir,  pergunta sobre a linguagem de instalação. Escolha “English”.

Na próxima tela, “Introduction”, clique em “Next”. A próxima tela comenta sobre a licença de software. Selecione “I accept the therms…..” e clique em “Next”. Na próxima tela, “Choose Install Folder”, você pode deixar o padrão e clicar no botão “Next”, conforme a figura a seguir.

A próxima tela é a mais importante, chamada “Select an optional Eclipse Folder”. Você deverá escolher o item “Plug into another copy of Eclipse” e no campo “Select your copy of Eclipse” deverá inserir “c:\eclipse”.

A próxima tela exibe um resumo do assistente. Clique no botão Install para terminar a instalação. Após o termino da instalação, pode-se executar novamente o atalho criado no Desktop. Surge a tela de licenças do Flex, onde você poderá avaliar o produto por 60 dias. 

Utilizando as duas IDEs 

Agora que temos as duas IDEs instaladas, temos que saber operar as duas de forma a manter as janelas e assistentes para cada tecnologia. Para isso o Eclipse possui um conceito chamado Perspectiva. Você poderá selecionar a perspectiva do Flex, e depois alterar para a perspectiva do PHP, de forma muito rápida. Para fazer isso, acesse o menu Window, Open Perspective, Other.

Na janela que abre, existem diversas perspectivas que podem ser utilizadas, dentre elas o Flash. Selecione-o e clique em Ok.

Pode-se perceber que todas as janelas internas do eclipse mudaram, inclusive menus e assistentes. Você pode voltar à perspectiva do PHP acionando novamente menu Window e Open Perspective, mas existe um caminho melhor!

Última dica:

No canto superior direito do Eclipse, as últimas perspectivas do Eclipse são exibidas:

Basta clicar nos botões para mudar a perspectiva. A dica é: Clique com o botão direito do mouse no botão de mudança de perspectiva e desmarque a propriedade “Show Text”. 

Desta forma, as duas perspectivas, do PHP e do Flash Builder, ficam disponíveis para que possam ser alternadas rapidamente: