Android

13 jul, 2018

Emulador Android – Processador AMD e Suporte para Hyper-V

Publicidade

Artigo de Jamal Eason, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

Desde a grande reformulação do Emulador Android há dois anos, nos concentramos em oferecer um emulador rápido e rico em recursos para ajudar você a criar ótimas experiências de aplicativos para os usuários. Atualmente, o Emulador Android é o melhor dispositivo implantado no Android Studio – mais de 2x em dispositivos Android físicos. Nós nos sentimos honrados em ouvir de muitos de vocês que o Emulador Android percorreu um longo caminho, mas ainda não terminamos.

Tornar o Emulador Android mais rápido é uma das principais prioridades da equipe do Android Studio. Nos últimos lançamentos, lançamos o boot rápido e emulação para iniciar e retomar rapidamente as sessões de emulador em menos de dois segundos.

Até agora, nossa experiência com emuladores funcionou quase que universalmente em computadores macOS® e Linux. Mas para os usuários do Microsoft®, Windows® ou da plataforma Microsoft® Hyper-V™, nossos aprimoramentos de velocidade acelerada por hardware para o Emulador Android só funcionavam com computadores com processadores Intel®.

O suporte para processadores AMD® e hypervisor Microsoft Hyper-V são duas solicitações de longa data de usuários da comunidade de desenvolvedores do Android que estamos felizes em abordar com essa atualização do Emulador Android.

Você pode baixar a versão mais recente do Emulador Android, que está habilitada para rodar o Android Virtual Devices (AVD) baseado em x86 em computadores que usam processadores AMD. Essa atualização empolgante torna o Emulador Android mais acessível a um novo conjunto de desenvolvedores de aplicativos Android que antes eram limitados à emulação de software, agora podem ter desempenho acelerado de hardware. Além disso, para aqueles que usam o Hyper-V para executar o back-end do aplicativo local, o Emulador Android agora também pode coexistir com outros aplicativos com suporte do Hyper-V no Windows® 10.

Graças a uma nova API do Microsoft Windows Hypervisor Platform (WHPX) e contribuições recentes de código aberto da Microsoft, ainda mais desenvolvedores de aplicativos para Android podem aproveitar todas as melhorias de velocidade e recursos do Emulador Android.

Emulador Android em execução no Windows 10 com Configuração de Captura de Tela de Processador AMD: Asus ROG Strix GL 702ZC, Processador: AMD® Ryzen ™ 7 1700 Processor, Chipset: AMD 5350, Gráficos: AMD® Radeon ™ RX580

O suporte para essas tecnologias estava inicialmente disponível na versão canary do v27.3.8 Emulador Android e hoje estamos lançando este conjunto de recursos de visualização (processador AMD e suporte a Hyper-V) no canal estável para mais feedback. Juntamente com essa atualização, adicionamos melhorias de velocidade adicionais ao carregar instantâneos de emuladores para os desenvolvedores que usam o Gerenciador de Execução Acelerada de Hardware (HAXM) da Intel®.

Como usar

Linux

Se você usa o desenvolvimento de aplicativos do Linux para Android, o Emulador Android continuará a usar o hipervisor nativo de Máquina virtual baseada em kernel (KVM) para computadores baseados em Intel e AMD, para uma solução de virtualização rápida e eficiente. Uma atualização do v27.3.8 Emulador Android oferecerá a nova interface de usuário de instantâneos, além de melhorias no desempenho, confiabilidade e uso de recursos.

Mac OS

Para o OS X v10.10 Yosemite e superior, o Emulador Android usa o Hypervisor.Framework interno por padrão e volta a usar o HAXM (Intel Hardware Accelerated Execution Manager) se o Hypervisor.Framework falhar ao ser inicializado (por exemplo, ao executar no OS X v10.9 ou anterior). Depois de atualizar para o Emulador Android mais recente no macOS, você também terá acesso à nova UI de instantâneos, além de melhorias de confiabilidade e desempenho subjacentes.

Emulador Android – controles estendidos de snapshots

Microsoft Windows

Em computadores baseados no Intel x86, o Emulador Android continuará a usar o Intel HAXM por padrão. O Intel HAXM é uma solução de hipervisor madura e de código aberto desenvolvida pela Intel. Graças ao desenvolvimento contínuo da Intel, o desempenho mais rápido do emulador no Windows ainda está com o Intel HAXM. Para baixar o Intel HAXM v7.2.0 mais recente, verifique se há atualizações no Gerenciador do Android SDK.

Se você possui um processador AMD em seu computador, você precisa dos seguintes requisitos de configuração:

Configuração do Windows Hypervisor Platform no Windows 10

Se você quiser usar o Hyper-V ao mesmo tempo que o Emulador Android em seu computador baseado no processador Intel, também precisará das mesmas versões do Android Studio e do Emulador Android, conforme listado acima, mas com os requisitos adicionais:

  • Ativar via Recursos do Windows: “Hyper-V” – disponível apenas para o Windows 10 Professional/Education/Enterprise
  • Processador Intel: processador Intel® Core ™ que suporta a Tecnologia de Virtualização (VT-x), as Tabelas de Páginas Estendidas (EPT) e os recursos Unrestricted Guest (UG). Além disso, o VT-x precisa estar ativado no BIOS.

Para obter mais dicas de configuração e detalhes de solução de problemas, confira a página de documentação.

Novamente, para usuários do Windows existentes que possuem um processador baseado em Intel, o Emulador do Android continuará a usar a configuração HAXM mais rápida e recomendada da Intel. Para aqueles que usam processadores AMD e aqueles que usam hiper visores Hyper-V, esse deve ser um passo emocionante para começar a usar o Emulador Android.

Próximas etapas e feedback

Faça o download do Emulador do Android mais recente no Gerenciador do Android Studio 3.2 Beta SDK para obter as atualizações de desempenho mais recentes em todas as plataformas suportadas que você está usando. Continuaremos investindo em melhorias de desempenho para cada uma das plataformas e aguardamos seus comentários e solicitações de recursos.

Se você encontrar um bug ou problema, sinta-se à vontade para registrar um problema. Conecte-se conosco – a equipe de desenvolvimento do Android Studio – em nossa página do Google+ ou no Twitter.

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Jamal Eason. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/07/android-emulator-amd-processor-hyper-v.html