Não tenha dúvidas de que o maior problema que o iPhone vai enfrentar
serão as empresas que adotarem o SO Android para aparelhos móveis. A
maior diferença é a plataforma aberta, com uma linguagem acessível e uma
base de milhares de desenvolvedores de Java, que com certeza passarão a
desenvolver aplicativos para estes aparelhos.
Antes de começar a desenvolver seu aplicativo, é necessário ter o Java JDK instalado e
configurado em sua máquina. Caso não o tenha, clique
aqui e baixe a versão apropriada para seu sistema operacional.
Lembre-se também de configurar a variável de ambiente do Java.
Para trabalhar com o Android, será necessário um bom ambiente de
desenvolvimento, visando facilitar o nosso trabalho. O Eclipse IDE
Classic é o suficiente para trabalhar com o Android.
Para baixar o EclipseIDE, clique
aqui.
Download e instalação do Android SDK
Para construir aplicações para o Android, precisaremos do Android
SDK, que inclui um emulador, o que nos dá a possibilidade de testar o
aplicativo sem a necessidade de um celular com o Android SO.
Para fazer o download do SDK, clique aqui. O Android SDK é disponível nas
plataformas Windows, Mac OS X e Linux. O SDK
vem compactado, basta, ao baixá-lo, descompactar. No Windows, podemos descompactar em um local desejado, por exemplo,
dentro do drive C:. No Linux e no Mac OS, poderá ser colocado o diretório
descompactado em HOME.
Vá até o executável que se encontrará no diretório do Android SDK e
execute. Em Available Packages, temos as versões da
plataforma do Android. Você pode deixar marcada apenas a opção para o
Android 2.1, a qual iremos utilizar ou manter todos. Clique em Install
Selected.
Para configurar o Android SDK em seu sistema operacional, fazemos da
seguinte forma:
No Windows, vá em Painel de Controle>Sistema e
Segurança>Sistema>Configurações Avançadas do Sistema. Na
aba Avançado, clique no botão Variáveis de
Ambiente.
Edite a variável PATH adicionando um ponto-e-vírgula (;) seguido do
caminho pertencente ao diretório do Android SDK com o diretório tools
e confirme. Se estiver instalado no Windows, no drive C:, teria o
seguinte caminho:
C:android-sdk-windowstools
Para Mac OS X e Linux, edite seu arquivo .profile adicionando o
diretório do Android SDK na variável PATH.
Um exemplo de como poderá ficar no Linux:
export PATH=$PATH:$HOME/android-sdk-linux /tools:$JAVA_HOME/bin
Download e instalação do Plugin do Android
Com o Eclipse iniciado, vá até o menu Help > Install
New Software. Na caixa de diálogo Available Software,
clique em Add….
Na caixa de diálogo Add Site, coloque o seguinte
endereço em Location:
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Sua caixa de diálogo ficará similar à figura abaixo:
Adicionando o link para baixar o plugin do Android
Assim que adicionar o plugin, marque Developer Tools
e clique no botão Next.
Na segunda etapa, mantenha como está, caso não tenha erros, e
prossiga. Na terceira etapa, aceite os termos de licença e clique no
botão Finish.
Ao terminar a instalação, aceite o reinício do Eclipse.
Para configurar o Android SDK, vá ao menu Window>Preferences,
após o reinício do Eclipse na instalação do plugin, selecione Android.
Criando a aplicação
Chegou a hora de criarmos a nossa primeira aplicação Android,
iniciando com um simples “Hello World!”.
Para criar o projeto no Eclipse IDE, siga os seguintes passos:
- Com o Eclipse em execução, selecione File>New>Project.
- Na caixa de dialogo New Project, selecione Android>Android
Project. Prossiga em Next. - Na criação do projeto Android, dê o nome de HelloAndroid
em Project name. Marque Android 2.1
em Build Target (Target Name). Preencha Properties
da seguinte forma:
1. Application name: HelloAndroidApp
2. Package name: br.com.integrator
3. Create Activity: HelloActivity
4. Min SDK Version: 7
- Complete a criação do Projeto clicando em Finish. Ao finalizar o assistente, veremos o projeto gerado pelo plugin, como mostrado abaixo:
Projeto Android
gerado no Eclipse IDE
Visualizando rapidamente a aplicação criada
A classe HelloActivity possui um método chamado onCreate()
que contém uma chamada, a setContentView().
Em setContentView(), vemos na passagem de parâmetro a
classe R.layout.main. A classe R,
gerada em gen>br.com.integrator, contém informações
para ícone do aplicativo, layout e strings que se referem ao que
será apresentado pelo aplicativo.
Em res>layout>main.xml, veremos o mesmo que o
apresentado na figura abaixo, ou seja, um layout padrão,
com um label gerado.
Aparência inicial do aplicativo padrão gerado
O texto contido neste label se encontra em res>values>strings.xml.
Você pode alterá-lo (veja Figura 12) se desejar. Após
alterar, salve e volte a main.xml. Verá que a
modificação foi imediata.
Alteração do texto contido no label padrão gerado
Rodando a aplicação gerada
Na view Package Explorer, clique com o direito sobre
o projeto e selecione, no menu de contexto, o item Run
As>Android Application.
Assim que tentar executar, o Eclipse retornará um erro, informando
que não existe um AVD (Android Virtual Device). O AVD é um dispositivo
virtual do Sistema Operacional do Android, simulando um aparelho. Ao clicarmos em Yes, uma nova janela surgirá,
conhecida por nós, onde teremos que criar a AVD em Virtual
Devices. Clique no botão New.
Na caixa de diálogo Create new AVD, digite DefaultAVD
em Name. Selecione o Google APIs (Google Inc.)
API Level 7 em Target. Também poderia ser Android
2.1 -API Level 7. Em Size, digite o número 32.
Quando aos demais itens, mantenha-os como estão e clique em Create
AVD.
O que fizemos foi criar uma plataforma com o Android 2.1 com um
cartão SD de 32MB e uma tela HVGA.
Criação do DefaultAVD
Após a criação do dispositivo virtual do Android, feche a janela do Android
SDK and AVD Manager.
Dispositivo
virtual do Android criado
Imediatamente, ao fechar a janela anterior, a janela Android
Device Chooser surgirá. Selecione Launch a new Android
Virtual Device e clique em Refresh.
O dispositivo virtual criado surgirá. Selecione-o seguindo de um OK.
Selecionando o dispositivo virtual criado para rodar o aplicativo
O emulador do Android iniciará. Fique tranquilo, pois ele demora um
pouco até carregar e exibir seu aplicativo.
O aplicativo rodando
Enquanto isso, podemos olhar o que ocorre por trás através da view Console.
Saída na view Console
Abraço a todos e até o próximo artigo!