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15 ago, 2011

Não inicie a validação do seu negócio com formulários

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Semana passada,encontrei meu velho amigo EmpreBob, ele estava super motivado:

Ontem tive uma ideia genial! Cinco minutos depois, elaborei algumas questões (37 para ser exato, sendo 23 obrigatórias) e publiquei um formulário no Google Docs. Em seguida, elaborei um e-mail super explicativo (mais ou menos assim: Amigos, preciso da ajuda de vocês; por favor, respondam o formulário em anexo) e enviei para as 53 listas de que participo (show de bola, mais de 10 mil potenciais repostas). Agora é só esperar. Esse negócio de Customer Development é muito bom mesmo!

Exagerei um pouco na fala do meu amigo – será mesmo? Mas o importante é que você se lembrou daqueles formulários que desistiu de preencher ou daqueles que nem seguer abriu. Indo mais fundo, lembrou das vezes em que pensou em fazer o mesmo que o EmpreBob; e, para piorar, lembrou dos momentos em que fez o mesmo que o EmpreBob.

Brincadeiras à parte, após amadurecer sua ideia, o empreendedor realmente deve iniciar uma fase de validações, que inicialmente tem por objetivo até mesmo confirmar a existência de um problema a ser resolvido. A grande questão é como as validações são conduzidas. Ferramentas temos aos montes; mas lembremos que não é a quantidade de ingredientes que faz um bom prato, é preciso saber cozinhar.

Quando surgir aquele ímpeto para montar um mega-ultra formulário de pesquisa, pense por alguns instantes e lembre o que fez com o último formulário que recebeu. É…, você ignorou-o completamente. E será esse o destino do seu trabalho, será completamente ignorado.

Steve Blank, em The Four Steps to the Epiphany, aborda muito bem esse tema com a máxima Get out of the building! Seguindo essa linha, tenha em mente que, nas primeiras validações, o que você mais precisa são opiniões qualitativas. Para isso, é preciso conversar com seus potenciais clientes, potenciais canais, mentores etc; você precisa colher o sentimento sobre o seu negócio e jamais conseguirá isso com um formulário.

Portanto, deixe seu formulário para outro momento. Identifique algumas pessoas-chave para o seu negócio e entre em contato com elas. Faça tudo para conseguir uma reunião presencial – nela, colherá as opiniões de uma forma mais informal e poderá identificar expressões faciais, olhares etc. Se não conseguir uma reunião presencial, marque uma conferência (eu uso muito o Skype para isso). O importante é conseguir ouvir e capturar o sentimento sobre seu negócio. Isso vale muito mais do que uma pilha de números sem significado.

Você já agiu como o EmpreBob? Qual a sua experiência? Compartilhe conosco.