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5 out, 2011

Conteúdo sindicado para e-commerce

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Existe
muita conversa agora sobre a recuperação do algoritmo Panda. O SEOmoz não é exceção:
perguntas no FAQ, webmasters limpando seu conteúdo, e muito mais. Os
webmasters estão tomando o controle de seus sites, criando conteúdos
originais, e certificando-se de que esse conteúdo possa ser encontrado permitindo
que os usuários (e os robôs) saibam sobre ele.

Então me surpreendeu quando um
grande cliente me pediu para ajudá-lo a combater um projeto interno que iria colocar
conteúdo duplicado em seu site. Eles estão no espaço do e-commerce e têm o
problema de vender produtos que muitas outras empresas também vendem. O
conteúdo duplicado corre solto aqui na forma de descrição de produtos. O
fabricante cria uma descrição para os revendedores, e é isso que todo mundo usa.
Ele é sancionado a partir da fonte e nenhum redator é necessário. Parece ótimo,
até que o produto é levado para centenas de outros sites e todo mundo tem o
mesmo conteúdo. Quem deveria posicioná-los?

Como a maior parte das grandes
empresas (como meu cliente), essa decisão foi tomada por outra pessoa, e o time
de SEO gritou em oposição. Então eles me pediram provas de que ter um
conteúdo único era tão necessário quanto todos estavam dizendo.

Feito. E adivinhe só? O Google me
apoiou (em pelo menos 3 exemplos). Então pensei em compartilhar meu melhor
exemplo e minhas dicas para ajudar outros sites de e-commerce a lidar com essa situação
agora e no futuro.

Bodum Fyrkat Nipper

Não
existe retratação nesse caso, pois escolhi esse produto de maneira completamente
aleatória no Amazon. Eu comprei um grill recentemente do mesmo fabricante e
sabia que existiam muitos vendedores desse produto. Eu queria algo que fosse
legal e ao mesmo tempo comum. Portanto, eu usei as “linguagens do
grill” para procurar por exemplos de outros vendedores. Meu objetivo era
mostrar que conteúdo duplicado na forma de descrição de produtos não ajuda a
rankear a página do produto, então o primeiro passo foi encontrar vários vendedores
do produto.

Encontre a informação do vendedor

Para identificar os vendedores, eu
usei buscas pelo nome no produto, numero do produto, um pedaço da descrição do
produto do fabricante (e uma vez identificada, a descrição fornecida pelo
fabricante), e algumas críticas que não paravam de aparecer. Eu notei que
muitas páginas que tinham a descrição padrão do produto tinham as mesmas duas
críticas também. Uma maneira fácil de identificar uma página sem conteúdo
original. As páginas de produto identificadas (cheque a URL canônica) foram
então checadas por autoridade de página e domínio.

Quando as páginas forem checadas,
você verá uma tendência nas descrições, e será capaz de identificar que o
fabricante as alimentou. Note quais sites escrevem suas próprias descrições, e
quais usam as mesmas de todo mundo. Abaixo está uma lista de nossos
competidores e seu domínio (DA) e autoridade de página (PA) em ordem de força,
agrupados por tipo de conteúdo. A partir disso, vamos considerar, baseados na
força, que Amazon, Zappos, Cooking.com ou Epicurious teriam mais chance no
ranking.

Conteúdo Original

  • Amazon.com
    – 97 DA, 1 PA
  • Zappos – 90
    DA, 46 PA
  • Bodum – 62
    DA, 35 PA
  • Maple Run
    Emporiums – 18 DA, 20 PA

Conteúdo Duplicado

  • Epicurious
    – 89 DA, 1 PA
  • Cooking.com
    – 78 DA, 42 PA
  • Betty
    Crocker – 72 DA, 1 PA
  • CSNStore.com
    – 70 DA, 1 PA
  • Food
    Network Stores – 64 DA, 1 PA
  • Buzzillions
    – 61 DA, 1 PA

Encontre a frase chave e os rankings

Mas o que estamos rankeando? Normalmente, eu usaria
uma variação do nome do produto, mas a Amazon me jogou uma bola curva: eles
renomearam o produto para ajudar com a busca interna. Ao invés de Fyrkat
Grill Nipper,eles usam o nome Fyrkat Grill Tongs. Essa decisão faz
mais sentido para mim, e estou pressupondo que isso ajuda com a busca interna
também. Mas eu não queria simplesmente aceitar a palavra da Amazon. Sempre
cheque qual termo é melhor de acordo com os buscadores.

Para testar, eu olhei na Ferramenta Keyword Difficulty do SEOmoz e coloquei três palavras-chave.
Nenhuma delas tinha números de tráfego do Google, mas a dificuldade de
Fyrkat Grill Nipper foi maior. Isso fez sentido, uma vez que mais sites
usam esse nome para o produto, então a competição é mais feroz. O impacto
que isso tem é que a página da Amazon provavelmente irá aparecer mais baixo que
o normal porque eles nomeiam o produto de forma diferente.

Trabalhar com a Ferramenta Keyword
Difficulty também te dá a visualização das posições dos sites para a
palavra-chave, que é o próximo passo. 

Resultados

Os
três primeiros resultados são Zappos, Bodum, e Maple Run Emporium; os outros
são vídeos ou agreadadores. Esses três são sites com conteúdo original,
ganhando da Amazon devido ao seu target diferenciado. O fabricante do produto é
o terceiro, e minha teoria é que isso é devido ao fato de que seu conteúdo é
duplicado através da internet, mas eles são o original e deveriam estar no
topo.

Todas as outras grandes marcas e
suas páginas de produtos não apareceram na primeira página, com a CSN sendo a
única a aparecer na segunda página. Os mecanismos de busca querem mostrar aos usuários
o melhor conteúdo para seu tempo, então faz sentido que os agregadores (que
mostram onde o produto é vendido através da internet) e o conteúdo em vídeo
estejam misturados com os vendedores que gastaram tempo em descrever o produto
sozinhos.

Vencendo no e-commerce

O que eu quero que você leve com você deste artigo é
o seguinte: mesmo uma parte minúscula de conteúdo original pode diferenciar
a página de seus competidores.

Maple Run Emporium, dê uma olhada em
seu domínio e força de página. Eles são insignificantes perto de sites como
Betty Crocker e Epicurious. Ainda assim, com uma descrição escrita à mão em uma
sentença, eles estão com o ranking acima dos maiores vendedores! A página
deles, abaixo, é simples e direta:

Dicas vencedoras

  • Sinta-se à
    vontade para usar conteúdo sindicado para melhorar seu próprio conteúdo
    e revisões.

Faça
saber que é do fabricante.

Coloque-o
no final do texto na sua página.

  • Escreva sua própria descrição
    dos produtos. Não estamos falando de um romance, mas de algo único.

Dê o produto a
alguém no escritório e peça a ele para escrever o que acha.

Use as palavras de uma crítica de um consumidor
(pergunte se eles não se importam com isso através de e-mail).

Não apenas reescreva o conteúdo que você
recebe do fabricante, realmente escreva o que você pensa sobre o produto.

Divirta-se com ele. Veja exemplos na Amazon e
Zappos.  

  • Encoraje seus consumidores a
    revisar seu produto. Envie um e-mail para eles uma semana depois de eles
    receberem o produto e dê a eles um link para a página do produto com um pedido
    para criticá-lo. Veja o exemplo do Modcloth abaixo:


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Este artigo é uma republicação feita com
permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em
http://www.seomoz.org/blog/ecommerce-syndicated-content-how-to-win