Analytics

9 out, 2012

Como verificar se o seu linking building está funcionando com ferramentas para Webmasters e um gráfico dinâmico

Publicidade

Esse tempo gasto fazendo link building está ajudando você a adquirir links mais rápido do que adquiriria sem linkbuilding? Este guia irá ajudá-lo a determinar se a taxa com que o seu site está adquirindo links é diferente do que a taxa na qual o seu site os adquire naturalmente.

Puxando os dados

Para iniciar esse processo, você precisará já tiver verificado o seu site em ferramentas para webmasters. Uma vez verificado, navegue até o Traffic e faça um link para a seção de ferramentas para webmasters do seu site.

A partir daí, você verá três seções: quem faz mais links, o seu conteúdo mais linkado, e como os dados são linkados. Clique em “More>>”, sob a seção “quem faz mais link”.

A seguir, você deve ver uma lista de domínios que estão fazendo links para você, o número de links e o número de páginas linkadas. O que você também vai ver agora é a possibilidade de fazer o download dos últimos links.

Embora eu ame o Google docs, para este exemplo, recomendo baixar um arquivo CSV e usar o Excel.

Utilizar os dados para identificar se você está captando links mais rápido do que antes de fazer o linkbuilding

Agora você deve ter um arquivo CSV aberto no Excel com duas colunas: uma com o domínio do link e outra com a data em que o link foi adquirido (ou detectado pelo Google). A primeira coisa que eu recomendo é formatar os dados como uma tabela.

O que você vai fazer agora, é dividir a lista de links em partes com base na data em que você ou sua empresa começou a fazer linkbuilding. Se você começou a trabalhar fortemente com link building há seis meses, selecione o último semestre de links, corte e cole em uma nova coluna.

Nesta nova coluna estarão os links depois de ter iniciado o link building (ou ter contratado alguém para fazê-lo). O próximo passo é criar uma nova coluna que possua um intervalo de data igual ao seu intervalo de data para a coluna “link building”. Podemos chamar esta coluna de “Pouco antes de link building”. Nesta coluna, você vai cortar e colar os links dos originais, certificando-se de que você não vai sair da posição vertical na lista.

Agora você tem três colunas com todos os links e com as datas correspondentes. É hora de transformar esses dados em um gráfico dinâmico.

Criando um gráfico dinâmico

Com todos os dados jaá configurados, agora você pode inserir um gráfico dinâmico.

Você deve ver agora uma tabela dinâmica em branco e um gráfico. No canto inferior direito da tela, você verá uma área que possue quatro seções (Relatório de filtro, Rótulos de Coluna, Rótulos de linha, Valores). Arraste os itens da lista dos campos da tabela dinâmica em cada uma destas caixas, como você pode ver aqui.

Ao fazer isto, você irá notar que a sua tabela dinâmica e seu gráfico ganharam vida. O próximo passo é agrupar as datas por mês, para tornar o gráfico dinâmico um pouco mais fácil de ser lido. Para fazer isso, dentro de sua tabela dinâmica, clique com o botão direito do mouse em qualquer data e selecione o grupo.

Agora, selecione “anos” e “meses” e clique em “OK”.

Você, agora, deve ter um gráfico fácil de ler com seus links quebrados em três seções e organizado por ano e mês. O meu é assim:

O próximo passo é adicionar trendlines para cada uma das três seções (série de dados), para realmente identificar qualquer alteração na taxa de aquisição de link. Penso que a maneira mais fácil de fazer isso é clicando com o botão direito do mouse em uma das colunas no gráfico e selecionar “adicionar trendline”.

Você será presenteado com um conjunto de opções de trendline. Existem duas opções que eu sugiro mudar, a primeira é selecionar “definir Intercept”; isso irá resultar em todas as suas trendlines interceptando o eixo x 0. A segunda recomendação é a criação da trendline de cores para combinar com a série para qual você está criando esta trendline, isso apenas torna mais fácil de se ver.

Os resultados

Agora você possui um gráfico que mostra claramente a linha de tendências com que o seu site está adquirindo links quebrados em segmentos com base no seu tempo do link building (ou contratar alguém para fazer isso), pouco antes do link building, e bem antes disso. Se você não vê uma mudança na inclinação entre a linha de tendência para a de link building antes e durante ele, algo na sua campanha de link building provavelmente não está funcionando.

***

Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/is-your-linkbuilding-working-how-to-easily-check-using-webmaster-tools-and-a-pivot-chart