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17 jul, 2012

Como melhorar seus rankings com pesquisa semântica de palavra-chave

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Com as atualizações do Panda, Search Plus Your World e Venice, no ano passado a paisagem do SEO mudou. E isso significa que sua estratégia de SEO vai mudar também. Mas tem uma coisa que continua a mesma: palavras-chave. As palavras-chave são importantes para o seu conteúdo e estratégias de link.

Mas uma mudança do Google vai mudar as palavras-chave; é a tecnologia de busca semântica e o elemento humano.

O que é a busca semântica?

Basicamente, busca semântica é a tecnologia que tenta determinar o que os usuários querem dizer quando digitam uma determinada palavra-chave. Eles exploram a semântica dessas palavras; ou o significado por trás delas.

Por exemplo, se alguém digitou “laptop”, o que eles querem dizer?

  • Que eles querem comprar um laptop?
  • Querem consertar um?
  • Que uma atualização?
  • Eles estão mesmo falando de um computador, mas algo completamente diferente?

No mundo real, a maioria das pessoas não pesquisa com uma só palavra-chave, pois palavras-chave adicionais dão pistas adicionais. Mesmo assim, os mecanismos de pesquisa não estão sempre certos. O Google adivinha porque tudo que ele tem que buscar são as palavras-chave que você insere em seu mecanismo.

A busca semântica vai ver como essas palavras se relacionam entre si e procurar pistas sobre como você as inseriu. A localização vai ser crucial.

Digamos que você usou a pesquisa do Google no seu smartphone para encontrar “reparação laptop.” A busca semântica irá reconhecer a sua localização via GPS em seu telefone e te fornecer resultados de “laptop de reparação” baseados em localização. Em outras palavras, os resultados estarão relacionados à “reparação laptop + [sua cidade].”

Como isso causa impacto no SEO?

Em suas campanhas de SEO, a pesquisa semântica significa que você terá que identificar as palavras corretas baseadas na intenção do usuário no mundo real e em seguida, criar conteúdo em torno desses termos. É aqui que entra a palavra-chave de pesquisa semântica

No mundo da pesquisa de palavra-chave você simplesmente buscou as palavras-chave com maior volume de pesquisa. O significado entre a lista de palavras-chave e conteúdo que você criou foi igual. Houve uma relação 00:59.

“Ferramentas de estratégia de SEO” significava “ferramentas de estratégia de SEO.”

No mundo da palavra-chave semântica, você constrói um banco de dados de palavras-chave que estão cheios de significado. “Ferramentas de estratégia de SEO” poderia ser utilizada em quatro diferentes contextos.

Seu trabalho é descobrir como.

Quais são as vantagens da pesquisa de palavra-chave semânticas?

Ter um banco de dados de palavras-chave semânticas para criar postos de alta conversão de blog é uma das vantagens, mas há outros benefícios, como CTR melhorado e otimização de PPC, como o WordStream explicou:

  • Maior taxa de cliques – Seja em seus e-mails, páginas de destino, anúncios de texto ou posts, as palavras-chave semânticas ltamente direcionados irão melhorar o seu CTR. Quando todos esses elementos do funil de conversão estão alinhados semanticamente, os resultados crescem muito.
  • Lances mínimos mais baixos – Maior relevância e ações específicas com o seu conteúdo, devido as melhorias de palavras-chave semânticas, que reduzirão os lances mínimos em suas campanhas de PPC.
  • Maior pontuação de qualidade – Quando você alcançar alta relevância em torno de suas palavras-chave semânticas. Os mecanismos de pesquisa irão premiar o seu conteúdo com uma pontuação elevada no quesito qualidade.

Ferramentas que você pode usar para encontrar palavras-chave semânticas

Empregar um plano para palavra-chave semântica é crucial. Mas como é que você encontra essas palavras-chave? Aqui estão cinco abordagens, incluindo as ferramentas recomendadas.

1. Usando a pesquisa avançada do Google

Os resultados da pesquisa avançada do Google fornecem uma maneira rápida de gerar algumas palavras-chave semânticas. Basta digitar em uma consulta como “códigos de desconto de laptop” e clique em “Mostrar ferramentas de busca”:

Em seguida, clique em “buscas relacionadas…

E, então, você verá todos os termos de semântica para “códigos de laptop com desconto”:

Como você pode ver, a partir dos resultados acima, quando os pesquisadores pensam em “códigos de desconto laptop” eles estão pensando em termos específicos de uma marca para a maior parte. Em outras palavras, o “laptop” foi transformado em uma marca, dando-lhe opções semânticas.

E não se esqueça de usar o Google Instant para novas ideias em palavras-chave:

A propósito, todas essas palavras-chave são completamente diferentes daquilo que você obteve na “pesquisa relacionada”.

Agora, vamos olhar para um caso inverso de uso de palavra-chave semântica. Neste caso, veremos o termo “conserto de laptop”:

“Conserto de Laptop” é sinônimo de reparo da tela, reparo de laptop da marca e até mesmo formas diferentes de olhar para o conserto como “solução de problemas.”

E é aí que fica interessante. Veja a versão Google Instant de “conserto de laptop”:

Você obtém todas as opções relacionadas com a localização.

Tenha em mente que seu trabalho não é simplesmente recolher todos estes acima. Você tem que decidir o que as pessoas estão pensando quando elas pesquisarem com estes termos. Em alguns casos, será óbvio… Em outros nem tanto.

E isso a é pesquisa semântica de palavra-chave!

Você pode refinar os resultados com o Google Insights para pesquisa, onde você pode estreitar palavras-chave através das categorias, por exemplo:

2. Pesquisa semântica de palavra-chave com tags bookmarks

Se você quiser descobrir como alguns pesquisadores pensam sobre palavras-chave, examine como as tags são usadas em sites de bookmarking social, como o Delicious.

Aqui está uma pesquisa em seu banco de dados para o meu blog QuickSprout:

Como você pode ver, há um total de 578 mensagens que foram marcadas no Delicious.

Para examinar as tags que as pessoas usam para marcar aquele conteúdo é preciso ver como as pessoas enxergam o conteúdo. Veja como as pessoas criaram “links” e “tags relacionadas.”

Você pode executar o mesmo processo em novos sites de bookmarking social, como o Diigo, Pinterest e Licorize.

Novamente, é importante pensar em como usar essas palavras-chave e não apenas colocá-las juntas.

3. Construindo uma nuvem de palavra-chave semântica por meio de ferramentas de monitoramento sociais

O uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais para rastrear as menções de sua marca é bastante comum e é uma forma eficaz de se manter no topo da competição e conversação.

Utilizar estas mesmas ferramentas para a pesquisa de palavra-chave semântica é muito eficaz para construir uma nuvem de palavras-chave em torno de um sentimento particular. Por exemplo, pesquise no Social Mention uma palavra-chave qualquer. Aqui eu usei “Virgin Atlantic”:

Então, você pode obter um rápido olhar para as principais palavras-chave a serem usadas em torno da marca.

Outras ferramentas de menção social que você pode usar para ajudar a construir uma nuvem de palavras-chave semânticas são: TweetDeck, Raven Tools e Technorati.

4. Otimizando palavras-chave semânticas em torno das tendências

A grande estratégia para se manter na frente do público e no topo de mecanismos de pesquisa é aperfeiçoar suas palavras-chave semânticas em torno de um trending topic.

Isto significa que você tem que ficar de olho em um grande número de tópicos. Aqui estão as ferramentas para fazer isso:

  • Google Trends – Este é o lugar óbvio que você deve verificar primeiro;
  • Ice Rocket – Procure as últimas novidades em blogs através deste mecanismo de pesquisa dedicado a blogs. Você vai ver o que está quente na blogosfera e não terá que ver nenhum post antigo;
  • Trendrr TV – E se você quiser se manter por dentro do que está acontecendo na TV, então Trendrr é o lugar que você precisa olhar;
  • TweetVolume – Ele está fora do ar por enquanto; se inscreva para ser o primeiro a usar esta poderosa ferramenta para ver palavras-chave populares e tendências no Twitter.

5. Reunindo palavras-chave semânticas por meio de pesquisa social

Quando se trata de pesquisar na web social, o primeiro lugar que sempre busco ideias de palavras-chave é TwitterSearch. A melhor maneira de usá-lo é olhar para uma palavra-chave como “estratégias de SEO”. Então, dê uma olhada para o que as pessoas estão twittando sobre que a frase chave:

O que você quer encontrar é como as pessoas estão usando esse termo. Então, olhe para as palavras em torno da palavra-chave. Decida, então, como usá-la para construir suas próprias palavras-chave semânticas.

OpenBook – Este site permitirá que você veja o que as pessoas estão compartilhando no Facebook. E, assim como no TwitterSearch, olhar para o contexto de como a palavra-chave é usada para determinar a intenção da consulta:

Conclusão

Existem dezenas de ferramentas lá fora que você pode usar para construir uma nuvem de palavra-chave semântica. Espero que você entenda a abordagem que estou recomendando, para que você possa, em seguida, aplicar estes princípios para outras ferramentas.

Tenha em mente que a pesquisa de palavra-chave semântica é sobre encontrar palavras-chave reais, que você pode usar em suas campanhas de SEO. É, também, sobre a construção de um perfil completo de seu cliente alvo. E quanto melhor você puder entender o seu cliente alvo, melhores resultados a sua campanha terá!

Que outras ferramentas você usa para criar grupos de palavras-chave semânticas?

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/how-to-improve-your-rankings-with-semantic-keyword-research