Nós temos uma relação um pouco complicada com o Google nas comunidades de SEO/Inbound. Somos muitas vezes os primeiros a chamá-los quando suas prioridades são bagunçadas ou acumulam dados por razões questionáveis.
Mas, no geral, usamos mais de ferramentas do Google do que provavelmente qualquer outra indústria.
Na Distilled, usamos o Google Apps para e-mail, calendários, colaborações de documentos, relatórios, Google+ para compartilhamento de discussões internas, Hangouts para vídeo ao vivo, chat, e webinars. A maioria dos nosso clientes usa o Google Analytics (como fazemos para os nossos próprios websites). Nossos especialistas PPC têm experiência profunda em AdWords. Nosso trabalho de pesquisa de palavras-chave invariavelmente volta-se para a AdWords Keywords Tool para estimativas de volume de pesquisa.
Recentemente, ao trabalhar com a nossa equipe criativa para planejar um projeto de visualização de dados, eu aprendi sobre um serviço relativamente novo do Google (Consumer Surveys – ver abaixo), e isso me fez pensar sobre outros projetos do Google que provaram ser úteis para o nosso trabalho e aqueles que prometem ser no futuro.
Este artigo é destinado para quem trabalha com SEO e Inbound Marketing e está familiarizado com os recursos fundamentais do Google (Google Analytics, Apps, Adwords Keywords Tool), mas pode não estar ciente do que mais existe e o que está chegando.
Analytics & Tagueamento
1. Universal Analytics
Isso não é particular para inbound, mas afeta todas as disciplinas de marketing na web. A maioria dos marketeiros online tem alguma familiaridade com o Google Analytics. É a plataforma de analytics mais amplamente adotada na web, e que está prestes a evoluir.
Universal Analytics (em beta) é capaz de mudar a maneira como usamos e pensamos sobre marketing analytics. Esse sucessor do Google Analytics vai trazer um melhor desempenho e, mais importante, uma nova funcionalidade e flexibilidade para seu relatório.
Usos e benefícios do Universal Analytics:
- Rastreamento cross-device de usuários individuais: Vivemos em um mundo multidispositivo. Até o momento, o Google Analytics não teve uma funcionalidade central que permitiu rastrear os usuários em todos os seus dispositivos (um usuário é rastreado como várias “visitas únicas”, uma para cada dispositivo). O Universal Analytics cria uma ID de usuário para o indivíduo e permite que você controle as suas interações deles com o seu site/app através de seus dispositivos, permitindo a otimização cross-device.
- A capacidade de enviar dados “offline” ao sistema: Usando a mesma funcionalidade ID de usuário, você pode amarrar esses dados a um único usuário – através de dispositivos e interações – ao longo do relacionamento deles com seu negócio. Enquanto passar qualquer “informação pessoalmente identificável” (Personally Identifiable Information) para o GA é uma violação estrita dos Termos de Serviço, isso não significa que você não pode manter firmemente essa informação junto a você e (respeitosamente) usá-la para gerenciar seus relacionamentos com os clientes e de outra forma saber quem são os seus melhores clientes.
- Melhoria de desempenho: A iteração atual do GA passa um monte de dados para servidores GA de vários cookies. Universal Analytics (UA) usa um único e simples cookie e guarda a maioria dos dados em servidores do GA. Páginas mais rápidas = usuários mais felizes.
- 20 dimensões personalizadas, 20 métricas personalizadas: Você pode fazer muitas coisas com as variáveis dos clientes do GA, mas isso vai realmente mexer as coisas. Se você quer colocar dados offline e outros tipos de dados em seus relatórios, estes vão vir a calhar.
- Defina sua própria sessão e expirações de campanha: As sessões podem ser definidas para até quatro horas, e as campanhas para até dois anos.
Justin Cutroni, um dos mais bem informados gurus de analytics que você encontrará online, escreveu um artigo sobre o potencial da UA, usando sua loja de jardinagem local como um estudo de caso genérico. É altamente recomendada a leitura.
Há tanta coisa aqui que, mesmo que você ainda não comece a implementar campanhas ativas, manter o foco nas possibilidades do UA (se não no protocolo de medição em si) só vai te beneficiar à medida que essa próxima iteração comece a ser amplamente adotada.
Nota: antes de começar a usar Universal Analytics em seu site, lembre-se de que há algumas coisas que ainda estão faltando: AdSense, DoubleClick, Experiência de Conteúdo, e Remarketing ainda não estão integrados. Você provavelmente vai querer executar o rastreamento simultâneo do UA com o acompanhamento do GA existente. O próximo recurso na lista vai te ajudar com isso.
2. Tag Manager
Novamente, não é específico para Inbound Marketing, mas grande o suficiente para ser importante para todos. O Google Tag Manager foi lançado no final de 2012 e tem tido um grande crescimento, mas muitas empresas ainda não têm conhecimento de seus benefícios. O Google não é certamente o primeiro operador no setor de tag management, mas ele pode muito bem (e rapidamente) se tornar o mais popular.
Mike Pantoliano escreveu uma sólida visão geral técnica do Tag Manager (e tag management em geral) aqui no Moz que vale a pena ser lido.
Essencialmente, o Tag Manager oferece controle central de monitoramento de tags em <head> de qualquer página, sem ter que tocar o código da própria pagina, uma vez que você tenha adicionado o recipiente principal. As regras para desencadear disparos de tag são flexíveis o suficiente para que as possibilidades aqui sejam muitas e poderosas.
Usos e benefícios do Tag Manager:
- Gerenciamento central e organizado de suas tags/scripts: Segmentar uma determinada página com uma regra é muito mais rápido do que adicioná-la através de um CMS ou ao código fonte diretamente.
- Tira gargalos do ciclo dev da equação: não há mais necessidade de esperar uma semana para seus colegas em dev atualizarem seus trechos de rastreamento: o Tag Manager tira o trabalho da equipe dev, assim todos ganham.
- Melhor desempenho: As regras de disparo flexíveis permitem que você carregue recursos apenas nas páginas que necessitam deles, limpando o código em outras páginas e otimizando o carregamento da página.
Enquanto os benefícios da Tag Manager são maiores para empresas com operações web significativas e prolongados ciclos dev, ele vai economizar muito tempo e dor de cabeça dos marqueteiros web, e a inscrição/configuração é relativamente indolor. Há muita flexibilidade aqui, e eu espero que usos mais inteligentes irão emergir à medida que a comunidade fique mais confortável com essa ferramenta.
3. Tag Assistant
Se você está usando (ou pretende usar) o Tag Manager, o Tag Assistant é uma extensão do Google Chrome que fará a checagem dupla de suas configurações de tag/regras muito mais fácil.
Eis como aparece:
Como dito acima, você pode ver rapidamente os detalhes de qualquer tag clicando na seta azul no lado direito do seu status.
Usos e benefícios do Tag Assistant:
- Resumindo, faz com que a configuração da checagem do seu Tag Manager seja mais fácil.
Pesquisa de Mercado
4. Think Insights
Think Insights está no mercado por uns dois anos, e recentemente atualizou seu site. Embora exista uma grande quantidade de material promocional de auto-serviço aqui, há também uma grande quantidade de valor.
Organizado por indústria, objetivos de marketing e tipos de anúncio, esse recurso inclui uma riqueza de estudos de pesquisa, a maioria deles realizada com o Google e seu parceiros (muitas vezes empresas de pesquisa) para chegar a algumas conclusões baseadas em dados sobre a forma como os mercados e as demografias usam a web. Ele também serve como um centro de inspiração para campanhas de marketing digital, linkando algumas peças interessantes e inovadoras.
Usos e benefícios do Think Insight:
- Gratuito, acesso pesquisável para estudos de pesquisa de mercado, organizado por indústria, objetivos de marketing e tipo de anúncio.
- Visualização dos caminhos multi-touch mais comuns por parte da indústria, com “A Jornada do Cliente para a Compra Online“
- Inspiração para o seu próximo projeto de visualização de dados com Chrome Experiments. As “500” homepages sozinhas fazer o clique valer a pena.
- Há também a galeria Creative Sandbox, mostrando campanhas online criativas que o “misturam gênio criativo com inovação digital”. Isso é desviado para os canais pagos, mas há uma serie de abordagens criativas aqui, a partir das quais podemos aprender.
No próximo artigo, veremos os quatro recursos restantes.
Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://moz.com/blog/8-new-underappreciated-marketing-resources-from-google