Participando de discussões em fóruns de Agilidade, tenho notado que o trabalho remoto vem, cada vez mais, ganhando espaço na Comunidade Ágil, principalmente na Europa. Segundo essa pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Eurofound, considerada tendência no mundo digital, a implementação do trabalho à distância ainda varia bastante: de 2% a 40% dependendo do país. De acordo com os autores da pesquisa, essa variação deve-se às diferentes definições de trabalho remoto adotadas pelo mundo.
Enquanto na França o percentual de adeptos ao trabalho remoto subiu de 7%, em 2007, para 12,4% em 2012, na Suécia o índice de empresas que permitem o home office foi de 36%, em 2003, para 51%, em 2014.
Japão e EUA lideram o ranking para o trabalho ocasional, como o uso de smartphones e tablets em trânsito (e não apenas em casa). Quando considerado o trabalho mais frequente, de pelo menos oito horas diárias, o percentual fica em 20%, nos EUA e em 16% no Japão.
“No Brasil e na Índia, o interesse público em trabalho à distância tem crescido mais lentamente do que em outros países discutidos. Debates nacionais sobre os méritos e limitações do formato têm sido encorajados relativamente há pouco tempo no Brasil. Um fator central para esse debate é a preocupação crescente sobre a poluição do ar e congestionamento em áreas urbanas como São Paulo” – Trecho do relatório
Com base neste estudo e visando buscar ferramentas virtuais que possam atender aos Agilistas e aos times de Scrum em geral no mundo todo, resolvi rodar uma pesquisa na Concrete para entender quais seriam as ferramentas gratuitas mais utilizadas por nossos Agilistas quando eles trabalham remotamente. Considerei os seguintes critérios: Comunicação, Gestão de Demandas, Reuniões de Retrospectivas da Sprint e Estimação de Esforço.
Tivemos 14 respostas, e aqui está o resultado:
Portanto, nossos Agilistas preferem usar – para se comunicarem à distância com o Time de Scrum -, o Whatsapp e o Slack, com 92,90% de adesão para cada uma das ferramentas, enquanto o Zoom aparece ocupando a terceira posição, com 57,10%, seguido do Appear In, com 50%.
Já quando se trata de fazer gestão de demandas em times distribuídos, considerando as estórias, tarefas, temas e épicos dos projetos, a preferência absoluta é pelo Trello, totalizando 78,60%, seguido do Jira, com 14,30%.
Com relação às reuniões de tetrospectiva da Sprint, aquela em que o Time de Scrum apresenta o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e gera os itens de ação a serem implementadas na próxima Sprint, a ferramenta escolhida foi o GitHub Fun Retro, com 50% de adoção. O IdeaBoardz vem na sequência, com 14% e as ferramentas restantes foram lembradas com a mesma intensidade, com 7% cada.
Já para estimar o esforço das tarefas ou estórias da Sprint, os Agilistas manifestaram, em sua maioria, predileção pela ferramenta Scrum Poker Online, que veio seguida da Scrum Time, com 14,30%.
Apesar dos resultados apresentados, é importante deixar claro que não há certo ou errado na escolha de uma ferramenta em detrimento de outra para os propósitos apresentados acima. A intenção do estudo foi contribuir para a Comunidade Ágil com sugestões baseadas nas opiniões de especialistas que estão acostumados a atuar em times distribuídos. Para conhecer mais sobre as outras ferramentas mencionadas, só acessar os links:
Uso para a comunicação
Uso para a Gestão de demanda
Uso para as reuniões de retrospectiva
Uso para a estimação de esforço
Tem alguma dúvida, comentário ou tem alguma ferramenta que você usa mas não listamos aqui? Aproveite os campos abaixo! Até a próxima!
***
Este artigo foi publicado originalmente em: https://www.concrete.com.br/2018/05/09/ferramentas-gratis-que-facilitam-o-dia-adia-do-scrum-master/