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16 out, 2012

Gere grandes ideias, conectando-se com seus clientes

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As ideias mais simples de link building podem ser também as melhores. Se você for investir algumas horas pensando realmente como seus clientes pensariam, pare de pensar sobre os concorrentes e pare de ser você mesmo (executivo, SEO, etc). Existem várias ideias por aí que podem se transformar em histórias de sucesso multicanal para o seu programa de marketing. Esta inspiração veio do meu tempo gasto em aulas de marketing.

Quem aqui já teve uma aula de marketing na escola?

Se você fosse um graduado em marketing, como eu, você iria querer atirar na próxima pessoa que falasse em “escolher uma empresa e construir um plano de marketing para eles”. Para aqueles que foram poupados do incômodo de ouvir sobre o case da Starbucks ano após ano, considere-se sortudo. (Não me leve a mal, eu amo Starbucks.

Estudantes de marketing são bem entendidos sobre como desenvolver as ideias de forma inovadora para as empresas de todo o mundo. Sabe por quê? Eles não precisam implementar qualquer uma delas! É incrível como a política cotidiana e os orçamentos podem prejudicar a capacidade de trocar ideias boas.

Criar um plano de marketing de repente é algo que todos deveriam experimentar. É realmente incrível como muitas boas ideias, ainda sim simples, surgem do zero ao se pensar como alguém que vê tudo de fora. A chave está ficando fora de sua própria cabeça para gerar novas ideias.

Esqueça de você e encontre as ideias

O primeiro passo é sair do escritório. Para indústrias voltadas para o consumidor, é hora de ir se encontrar com os seus clientes. Se você tiver a possibilidade de visitar um local de varejo, faça isso. Você não precisa de ter centenas de clientes, você só precisa de alguns. Se você for um varejista on-line, procure alguns de seus clientes e pergunte se você pode visitá-los. Encontre-se com pessoas reais e peça quinze minutos para conversar com cada uma delas. Não, eu não estou brincando. Isso pode ser difícil, mas o tempo investido vale a pena!

Se você não for um varejista (B2B), faça como o varejista on-line: procure seus clientes e faça uma visita a alguns. Voar por todo o país não funciona para muitas empresas, então você tem que ser criativo. Se tudo mais falhar e todos os seus clientes estiverem longe, solicite um chat com alguns no Skype.

Você precisa entrar no mundo deles. Não venha para as reuniões com perguntas preparadas. Não tome mais do que o tempo que eles lhe darão e tente ser breve. Basta conversar com eles sobre o seu dia. Pergunte como está a vida deles e como sua empresa se encaixa nela. Você não quer um feedback específico da empresa e sim ver como você se encaixa em sua vida e o que está em sua mente naquele momento. Você deseja conhecê-los de verdade.

Tome notas. Dê a eles um giftcard e agradeça-os por seu negócio.

(PS: você terá, provavelmente, um cliente para a vida agora)

Saia da sua zona de conforto

Agora que você já está na mente dos seus clientes, não volte ao trabalho (acredite, seu chefe vai entender quando ver essas ideias). Em vez disso, encontre um desses lugares de co-working nas grandes cidades. Se você não estiver em uma grande cidade, visite algum lugar que não seja a sua casa ou o seu trabalho. Pode ser uma cafeteria, mas tente escolher algum lugar onde você possa ser criativo e produtivo por algumas horas. Se isso significar ir para a biblioteca local ou o escritório de algum amigo, então está tudo bem.

Agora, sente-se e pense como os seus clientes. Como eles diriam que o seu plano de marketing deve ser? O que faz a sua empresa/ cliente o lugar certo para procurar os seus produtos/ serviços? Você deseja ser o lugar favorito aonde os seus clientes vão online e offline quando eles precisam de algo relacionado ao que você faz. Como você torna a sua empresa assim tão importante?

Não seja você, seja o seu cliente. O que você quer fazer diferente na sua empresa? Encontre um quadro branco, um caderno, um computador, ou similar. Anote tudo o que vem à mente.

O mais importante: responder sem abandonar

Pegue essas perguntas e apenas responda. Não pense sobre o que é plausível. Não considere o que os outros vão dizer. Você quer as ideias que não tem que implementar, que é o que torna este exercício ótimo e impressionante. Não considere o custo das ideias, só pegue todos por aí. Sua única preocupação deve ser como fazer seu cliente feliz. Não pense em vender mais, obter links, compartilhamentos, ou inscrições por e-mail. Basta fazer com que eles te amem.

Será que eles já te amam? Agora, como é que você consegue que mais pessoas amem você?

Outras perguntas para fazer a você mesmo, caso esteja emperrado:

  • Onde é que clientes em potencial vão para descobrir sobre nossos produtos ou serviços?
  • Como eles sabem que precisam de nós?
  • Como podemos resolver o problema de forma mais rápida e eficiente para eles (pare de pensar sobre o envio e custos, isto é sobre eles)?
  • Como podemos nos tornar disponíveis a eles sempre que precisarem de nós?
  • O que podemos fazer para que eles nos amem?

O resultado: grandes ideias

A descrição acima é um brainstorm que se transformou em um plano de marketing para o Dick Drive-In, em Seattle. As principais ideias? foram ter um porta-voz, “Dick”, que tinha uma van a qual dirigia em torno do amor e dos negócios. Se algum de vocês tiver a Uber em sua cidade, pense na promoção do caminhão de sorvete. Eles também poderiam doar camisetas, além de saborosos hambúrgueres de luxo. No momento em que esses caras tiverem acabado, todos naquela sala estavam com fome.

O retrocesso é que Dick não é um cliente desconhecido. Eles são um restaurante local muito amado. Todo mundo sabe quem eles são e como têm um hambúrguer gostoso. Eles não precisam de ajuda on-line provavelmente, mas podem conseguir ajuda com este brainstorm de 30 minutos e plano de marketing de pessoas que não trabalham para eles. E a ideia foi fantástica. Eu não fazia parte deste time, mas só posso imaginar as aplicações.

Hummm, links?

Eu mencionei que estes brainstorms podem se transformar em grandes sucessos para você, incluindo as ideias de link building. Não posso prometer que toda ideia que você tiver resultará em um link building excepcional, mas tenho fé de que se essas ideias estiverem realmente focadas no cliente e forem impactante, qualquer número delas pode obter a atenção da mídia e fazer seus clientes querem compartilhar sua empresa com seus amigos.

Mais especificamente, vamos usar as ideias acima para a Dick’s Drive In:

  • Porta-voz “Dick” – Dependendo do sucesso da marca e os eventos em torno de Dick, isso pode significar entrevistas (links) e compartilhamentos sociais. Se tiver sido desenvolvido corretamente, um meme poderá se desenvolver em torno de uma foto particularmente engraçada com legendas.
  • Van com slogan “Dick, o homem com a Van” – Há algumas questões de reputação possíveis com as famílias e o que uma van pode significar para os pais (pense em vans para sequestros), mas você obtem pouca ou nenhuma recompensa sem risco algum. Isso seria ótimo para os festivais em Seattle e online. Pense em quantas pessoas iriam tweetar e compartilhar fotos com Dick e a Van? Todas essas menções e ações podem ter um impacto positivo sobre as métricas de sua pesquisa.
  • Camisetas – Dependendo do slogan, as camisetas poderiam ser vendidas no site. Se forem boas o suficiente, poderiam levar as pessoas para o site através de amigos. Quantas vezes você já se perguntou ou foi perguntado sobre uma camiseta diferente? As camisetas por si só podem ser iscas link. Confira este artigo do Shoemoney fazendo um link para Acquisio para o fato de que eles tinham uma camisa muito maneira.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/keeping-thinking-how-simple-ideas-can-be-great-link-ideas-15552