Design & UX

1 fev, 2013

Vamos criar um Poster? Um simples e interessante WYSIWYG CMS

Publicidade

Dias atrás me deparei com um serviço na Internet que eu estranhei um pouco quando visualizei o Tweet do @simurai: WYSIWYG CMS. Write a post like it would already be live: ckth.is/tp06

Eu fico seriamente arrepiado toda vez que vejo a palavra WYSIWYG. Se você não sabe o que significa essa sigla, parabéns, você é um felizardo! A sigla significa “What You See Is What You Get” e é um termo utilizado para programas visuais onde você interage com uma interface gráfica e por trás ele cria os códigos automatizados. O WYSIWYG foi cunhado e associado a programas como FrontPage e Dreamweaver, onde você desenhava a página no modo visual e num passe de mágica ele criava o HTML, CSS e às vezes até o Javascript da mesma. Nem preciso comentar a qualidade do código, né? Graças a evolução da comunidade e da web, esses programas perderam força e hoje criamos nossos próprios códigos. Uma salva de palmas para todos nós!

Voltando ao artigo…

WYSIWYG-CMS

Então, fui testar e de cara vi essa página explicando o processo. O bacana é que esse CMS utiliza um atributo ainda muito pouco explorado na web que é o contenteditable. Ele basicamente permite que o usuário que está visualizando a página possa editar o texto do elemento HTML. Existe um demo vivo aqui e você pode saber um pouco mais da documentação do contenteditable aqui.

É muito fácil utilizar o contenteditable, por exemplo, estou utilizando nessa linha, clique e edite-a!

Claro que isso não quer dizer que o site vai gravar o que você editou. Para isso é necessário um servidor (caso possa ser visto por outros) ou um localstorage do html5 (para você visualizar posteriormente).

Testando o serviço

Fiquei bastante surpreso com a qualidade do serviço, testei criando essa página e descrevendo em tempo real minhas impressões sobre a experiência. Vale a pena ler.

O mais bacana é que no fim de tudo, ele permite que eu crie uma página (o que ele chama de poster) e publique sem ser logado – só não me permitindo editá-lo depois. Bela forma de ser legal e útil ao mesmo tempo.

Então, é como um blog?

Achei essa pergunta capital no site deles, pois para mim era um CMS de blog mais bacana, mas eles têm uma ideia mais ousada, sinceramente gostei ainda mais. Segue as três respostas deles sobre ser um blog ou não:

  • Não, um blog precisa de comprometimento e tempo para construir uma audiência. Com Checkthis você pode compartilhar posters quando você quiser sem necessidade de um grande tempo de comprometimento;
  • Não, um blog é como um livro e cada post uma página. Checkthis é um único grande e memorável poster;
  • Não, um blog tem comentários que serão perdidos em algum lugar na página. Checkthis exibe uma comunidade em tempo-real de forma destacada, próxima de seus posters.

Se o Checkthis vai vingar ou não; se vai entrar no Brasil ou não; se vai se tornar um Twitter da vida ou não, eu nao sei, mas que foi um serviço criativo e com potencial para criar um novo nicho, isso foi.

E aí? O que você achou da experiência em criar o seu poster?