Arquitetura de Informação

26 set, 2012

O iceberg da experiência do usuário

Publicidade

É muito comum vermos stakeholders e designers direcionando a maioria dos seus esforços a questões meramente visuais durante o processo de desenvolvimento de um produto, e deixando de lado outras questões que possuem um impacto maior e mais direto na experiência do usuário.

No livro The Elements of User ExperienceJesse James Garrett apresentou um gráfico no qual mostrou aqueles que podem ser considerados os elementos que compõem a experiência do usuário dentro do desenvolvimento de um produto: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e visual. Esses elementos dentro de um projeto envolvem diferentes disciplinas, entre elas a arquitetura de informação, o design de interação e o design de interfaces.

O problema do gráfico de Garret é que ele não representa o grau de relevância de cada um dos elementos dentro da experiência do usuário, passando a impressão (principalmente para os stakeholders) de que todas as etapas possuem o mesmo peso e medida. Pensando nisso foi que Trevor Van Gorp criou um novo gráfico a partir deste, utilizando a metáfora do iceberg, demonstrando entre outras coisas que o design visual é apenas a ponta desse iceberg e que, para prover uma boa experiência aos usuários, precisamos mergulhar em águas mais profundas.

Veja abaixo os slides feitos por Trevor Van Gorp mostrando os elementos da experiência do usuário comparados a um iceberg.

Fonte: UX.BLOG