Desenvolvimento

18 dez, 2013

Série Git na prática: fazendo merge sem dor de cabeça

Publicidade

Olá, pessoal.

O artigo de hoje será bem simples e rápido: veremos como fazer merge no Git, ou seja, trazer algo que está em um lugar para outro – por exemplo, de um branch para outro. No Git, isso é bem simples e rápido.

Let’s go…

Starting…

Vou considerar que seu ambiente está ok.

In practice

Lembra que criamos uma branch development e nela fizemos alterações/commit? Então, agora precisamos colocar nossas alterações na master para que outros devs possam ter acesso depois que mandamos para o servidor remoto. Fazer isso com o Git é tão que nem dá para acreditar.  Vejamos:

1. Vamos para o local que queremos que as alterações sejam aplicadas, ou seja, a master

Git checkout master

Para garantir que você está na master, verifique git branch

Agora vamos fazer o merge

Então, digite git merge development

git-1

Estamos dizendo: me traga todas as modificações da branch development para master. Se tiver algum conflito, é agora que vamos saber.

Merge automático: o Git faz merge automático. Mas o que é isso? Simples, um arquivo da branch está diferente do arquivo da master, mas em pontos distintos o Git não considera conflito e consegue resolver as diferenças entre o arquivo.

Merge manual: aqui é quando o Git não consegue resolver o conflito entre dois arquivos, pois a alteração aconteceu no mesmo local. Daí ele precisa que o desenvolvedor resolva manualmente, ou seja, abrir o arquivo e fazer as alterações.

git-2

Veja que não tivemos problema algum e um novo arquivo foi trazido para o master. Nesse caso, o Product.java, e nenhum arquivo foi alterado do que já existia.

Veja como ficou o nosso log git log

git-3

Vou ficando por  aqui.

See ya!! Abraços.