Back-End

6 fev, 2015

Seleção de excelentes plugins gratuitos para WordPress

Publicidade

O WordPress se destaca pela quantidade e qualidade dos plugins desenvolvidos para essa plataforma. A possibilidade de escolha é vasta, mesmo se limitarmos nossas opções aos plugins gratuitos. Sem dúvidas, alguns destes recursos deixam a plataforma ainda mais poderosa. Porém, com tantas opções é natural sentir-se confuso na hora da escolha.

O WP é open source e isto é ótimo. No entanto, é importante pesquisar antes de instalar plugins no seu site. A biblioteca de plugins é gigante justamente porque qualquer pessoa pode desenvolver e enviar seu plugin para o repositório online WP, ficando disponível para ser utilizado por outros usuários. Alguns aspectos importantes para notar quando for instalar plugins são os seguintes:

  • O plugin foi atualizado recentemente? Ele é compatível com a versão atual do WP?
  • A pontuação do plugin é de 4 estrelas ou mais?
  • Algum review menciona possíveis problemas de segurança que o plugin possa causar?
  • O site do desenvolvedor é atualizado? Ele oferece suporte?

Estas são questões básicas para levar em consideração. Lembre-se que um plugin mal desenvolvido pode pôr em risco sua aplicação. Pensando em ajudá-lo, selecionamos nossos plugins preferidos e vamos compartilhar essa lista com você.

Alguns plugins conferem segurança extra para você. É o exemplo do P3 (performance profiler), que identifica quais plugins geram consumo de processamento elevado na sua aplicação. Com o P3, você pode gerenciar a sua biblioteca de rescursos e ficar com o que realmente vale a pena. Mantenha ativados somente os plugins que são realmente necessários e possuem bom consumo de processamento. Com este recurso você visualiza relatórios de uso e pode efetuar testes de desempenho.

Outro plugin excelente, mas que requer um certo cuidado no uso, é o Backup WordPress. Ele salva automaticamente todo o conteúdo da sua aplicação, protegendo você de possíveis apuros, caso o seu banco de dados seja apagado ou corrompido. Para um uso otimizado, você deverá configurá-lo para armazenar os backups por um periodo específico. Caso contrário,  graças ao espaço em disco excedido pelo acumulo dos backups, o uso pode gerar dificuldades no servidor.

Além dos plugins mencionados, nossa lista sugere plugins para otimização de SEO, organização de postagens, melhoras em design e interação com o usuário. Por favor, deixe nos comentários quais são os plugins WordPress que você considera indispensável!

Confira no infográfico a nossa seleção de plugins prediletos

2015-01-29 - Infografico iMasters Plugins WordPress-02 (1)

Seguem os links para o download de cada plugin mencionado: