O iMasters Box é um agregador de serviços voltado para desenvolvedores web, que reúne ferramentas úteis para esses profissionais e que já estão disponibilizadas na rede. Aqui na Revista, vamos selecionar sempre algumas das ferramentas mais interessantes para você. Conheça mais o iMasters Box em https://imasters.com.br/boxe participe! Sua sugestão de ferramenta pode vir parar também na Revista!
Seleção: João Antônio Mangueira – joao.antonio@imasters.com.br – envie suas sugestões de ferramentas!
Zoho Wiki
Zoho Wiki é uma ferramenta de registro de processos com recursos wiki, que também permite a criação de áreas de trabalho individuais. Nelas, o usuário pode organizar aplicativos e funcionalidades que deseje utilizar dentre as soluções da suíte Zoho (ferramenta para CRM, recrutamento, gestão de projetos, organização de reuniões, compartilhamento de documentos, criação de aplicativos e várias outras) e incorporá-las a produtos das suítes Google, Office e Sharepoint. Suas páginas permitem a edição coletiva, monitoramento de páginas e controle de versões.
MODx Revolution
É um sistema de gestão de conteúdo de código aberto. A ferramenta é segura, maleável e escalável, possui seções completamente customizadas e pode ser usada para o desenvolvimento de websites específicos. O sistema é bastante ágil e rápido, desenhado para ser utilizado em websites de qualquer tamanho e permitir uma rápida expansão. É fácil criar novos temas e páginas visualizadas de forma diferente conforme seu contexto. Isso permite a criação de websites específicos para projetos, clientes ou fornecedores, com permissões de acesso e funcionalidades customizadas. As extensões podem ser instaladas diretamente de seu painel de administração.
Gliffy
Ferramenta online para análise. Conta com suporte, por exemplo, a UML, DER e vários outros diagramas. Com uma interface amigável e rápida, de arrastar-e-soltar, combina o poder do software de desktop tradicional com a leve curva de aprendizagem, baixa e características flexíveis de hoje e o aplicativos mais populares baseados em navegador. Gliffy funciona através de seu navegador.
MySQL Workbench
Ferramenta multi-plataforma de design visual de banco de dados desenvolvido pela MySQL. Está disponível como uma ferramenta nativa GUI no Windows, Linux e OS X em diferentes edições.
Laravel
Framework PHP com uma sintaxe elegante e expressiva, focado em trazer uma experiência de programação agradável, criativa e reconfortante. Laravel tenta remover todas as partes desagradáveis da programação através da apresentação de alternativas simples e efetivas de atividades comuns a quase todos os sistemas web, como autenticação, rotas, sessões, caches etc. Fornece ferramentas poderosas que podem ser utilizadas em aplicações grandes e/ou robustas.
Oferece um incrível controle de containers, migrations para bancos de dados, um sistema de testes unitários, além de várias outras ferramentas para facilitar o desenvolvimento de qualquer aplicação web.
Subversion
Também conhecido por svn, o Subversion é um sistema de controle de versão desenhado especificamente para ser um substituto moderno do CVS, que se considera ter algumas limitações. Ele é desenvolvido como um projeto da Apache Software Foundation, e como tal é parte de uma rica comunidade de desenvolvedores e usuários. Ele gerencia arquivos e diretórios ao longo do tempo. Esses arquivos ficam armazenados em um repositório central sob o cuidado desse sistema. Esse repositório se parece muito com um servidor genérico de arquivos, exceto que todas as mudanças feitas em seu conteúdo são devidamente registradas. Além de você ter sempre a versão mais atual disponível, o sistema permite recuperar versões antigas dos seus dados, examinar o histórico para saber que modificações foram feitas ou ainda, quem executou a alteração.
Kohana PHP
O Kohana PHP utiliza o padrão MVC e destina-se a trabalhar apenas com PHP 5. O que torna Kohana popular entre muitos desenvolvedores é o fato dele ser super leve e de não ter dependências de extensões PECL ou bibliotecas PEAR.
***
Artigo publicado originalmente na Revista iMasters #7: http://issuu.com/imasters/docs/revista-imasters7