AWS

1 jul, 2016

Atualização do Amazon ElastiCache – Exportar Snapshots do Redis para Amazon S3

Publicidade

O Amazon ElastiCache suporta os populares mecanismos de cache Memcached e Redis em memória. Enquanto o Memcached é geralmente usado para armazenar resultados em cache a partir de uma base de dados mais lenta, baseada em disco, o Redis é utilizado como armazenamento rápido de key-value persistente. Ele usa réplicas e failover para suportar alta disponibilidade e suporta nativamente o uso de valores estruturados.

Hoje eu estou focando em um novo recurso útil que será de interesse para os usuários do Redis. Você já tem a capacidade de criar snapshots de um cluster de cache em execução. Esses snapshots servem como um backup persistente, e podem ser usados para criar um novo cluster de cache que já está carregado com dados e pronto para ser executado. Como um lembrete, aqui está como você cria um snapshot de um cluster de cache:

im-1

Agora você pode exportar seus snapshots Redis para um bucket S3. O bucket deve estar na mesma região que o snapshot, e você precisa conceder ao ElastiCache as permissões adequadas (List, Upload/Delete e View Permissions) sobre ele. Nós vemos vários usos para esse recurso:

  • Recuperação de Desastres – Você pode copiar o snapshot para outro ambiente por segurança.
  • Análise – Você pode dissecar e analisar o snapshot, a fim de compreender os padrões de utilização.
  • Semear – Você pode usar o snapshot para semear um novo Redis Cache Cluster em outra região.

Exportando um Snapshot

Para exportar um snapshot, basta localizá-lo, selecioná-lo e clicar em Copy Snapshot:

im-2

Verifique as permissões no bucket (leia Exporting Your Snapshot para saber mais):

im-3

Em seguida, digite um nome e selecione o bucket desejado:

im-4

O ElastiCache irá exportar o snapshot e ele aparecerá no bucket:

im-5

O arquivo é um arquivo padrão Redis RDB, e pode ser usado como tal.

Você também pode exercer essa mesma funcionalidade de seu próprio código ou através da linha de comando. Seu código pode chamar CopySnapshot enquanto especifica o bucketS3 alvo. Seus scripts podem usar o comando copy-snapshot.

Esse recurso já está disponível e você já pode começar a usá-lo. Não há nenhuma taxa para a exportação; você vai pagar as taxas normais de armazenamento do S3.