Analytics

5 dez, 2014

Análise semântica: como controlar o desempenho e o ROI de dados estruturados – Parte 02

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Na primeira parte, vimos tópicos como rastreamento de ROI da marcação semântica, utilização do Google Tag Manager e configuração da marcação semântica . Nesta, veremos os dados semânticos no Google Analytics e outros aspectos.

Dados semânticos no Google Analytics

Parabéns! Agora você tem todas as peças no lugar para começar a receber dados semânticos no Google Analytics. Vá em frente, verifique o seu relatório de eventos em tempo real. Eu vou esperar por aqui.

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Ok, sério, o quão legal foi isso?

Tem algo de muito especial sobre dar significado a seus dados. Se você conseguir isso por ter um relacionamento íntimo com sua plataforma de dados, tendo tags superavançadas no lugar, ou fazendo suas análises verdadeiramente semânticas, aplicando os princípios da web semântica à sua coleção de dados, então você está fazendo algo incrível. Agora que tem dados semânticos nas suas análises, você pode se aprofundar em categorias específicas e obter algumas informações bem legais.

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Outro caminho

Eu acho que transmitir dados semânticos como Events no Google Analytics é bastante simples, e o passo a passo o torna bem fácil de entender, mas tem uma outra (talvez até melhor) maneira de adicionar dados semânticos às suas análises. Na linguagem de analytics, uma “dimensão” é um atributo descritivo de um objeto de dados. Soa bastante semelhante ao itemprops na web semântica, hein? Então, por que não criar as Dimensões personalizadas no Google Analytics e usá-las para melhorar as nossas análises semânticas? Vamos fazê-lo!

Felizmente, nós já colocamos um monte de peças no lugar para acessar nossos dados semânticos, por isso só temos que criar a dimensão personalizada no Google Analytics e disparar dados nela pela adição de um campo no GTM. Primeiro, vá até o painel Admin na sua conta do Google Analytics e vá em “Custom Definitions” > “Custom Dimensions”. A partir daí, você vai querer criar uma nova dimensão personalizada chamada “Semantic Markup” com o “Scope” de “Hit” e configurá-la para ser ativa.

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Faça uma nota mental do que o índice é; você terá que especificá-lo no Google Tag Manager. Com a tag semântica Event que montamos no GTM, criamos uma tag totalmente nova que iria disparar algo nas páginas com marcação semântica. Para as dimensões personalizadas, nós vamos querer acrescentar algo para a nossa tag geral analytics.js (o rastreamento de pageview básico para o Google Analytics). Uma vez que você encontrar seus principais códigos de monitoramento analíticos na lista de tags, abra e vã até Dimensões personalizadas (em More Settings). Clique no botão “Add Custom Dimension” e use o mesmo índice do qual você fez uma nota e, para o campo de dimensão, vamos usar o mesmo Macro que usamos para nossa marca Event: Propriedades do Markup Event.

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Assim que tiver configurado isso, você vai ser capaz de trazer uma dimensão “Semantic Markup” a quase todo o relatório do Google Analytics. Aqui está um exemplo do relatório All pages que agora exibe Semantic Markup além da URL da página.

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Eu apresentei essa abordagem de dimensão personalizada como “outro caminho”, mas na verdade eu gosto de usá-la como um complemento e trabalhar nos dois ângulos. Tendo ambos eventos semânticos e dimensões semânticas estabelecidas no Google Tag Manager não irá causar quaisquer problemas, vai apenas te dar dados mais significativos. Quem não ama isso?

Olhando para a frente com a análise semântica

O que você pode alcançar ao aplicar análise semântica a seus dados? Isso é o que eu estou mais animado para descobrir.

Estou trabalhando para que isso esteja pronto em sites que publicam muito conteúdo(markup Article), processam milhares de transações de e-commerce (markup Product) e têm listas de experts (markup Person). Eu adoraria ver o que análises semânticas poderiam fazer para diretórios locais comerciais (Yelp), sites de filmes (IMDB), concessionárias de veículos e sites de receita.

Um dos momentos mais estonteantes da minha carreira foi quando eu descobri que existia toda uma comunidade de web semântica que não estava preocupada só com a marcação de conteúdo para obter melhor aparência dos snippets nas SERPs; ela queria usar a marcação semântica para tornar os dados mais acessíveis e significativos e para tornar a web um lugar melhor. Eu estou esperando que pessoas incríveis como Aaron Bradley e Jarno van Driel sejam capazes de ajudar a desenvolver esse conceito e inspirar a adoção generalizada de análises semânticas.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://moz.com/blog/semantic-analytics