Desenvolvimento

22 jun, 2017

Como 10 grandes bancos mundiais estão usando Chatbots para impulsionar seus negócios

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O uso de chatbots no setor financeiro não é novidade para ninguém. Com a capacidade de automatizar operações, alcançar mais clientes e oferecer uma experiência livre de atrito, os chatbots estão agilizando e otimizando serviços digitais de muitos bancos.

Irei listar como os 10 maiores bancos do mundo estão usando os chatbots para impulsionar seus negócios.

1. Bank of America (BofA)

Como um dos maiores bancos dos USA, o BofA utiliza um chatbot para fazer cobranças e oferecer serviços financeiros. No ano passado, a empresa lançou a Erica, um chatbot de voz e texto. Erica é uma assistente digital inteligente projetada para ajudar os clientes a tomar decisões. Erica envia notificações aos clientes, identifica áreas onde pode economizar dinheiro e auxilia o pagamento de contas no aplicativo do banco.

2. JPMrgan Chase

Em vez de oferecer aos clientes um assistente virtual em aplicativos de mensagens, o maior banco dos USA está usando os bots para agilizar suas operações de back office.

Recentemente eles lançaram COIN, um bot capaz de analisar contratos legais complexos de forma mais rápida e eficiente do que advogados humanos. Desde o seu lançamento em junho do ano passado, o bot ajudou o JPMorgam a economizar mais de 360.000 horas de mão-de-obra. A empresa planeja continuar usando bots para identificar novas fontes de receita, reduzir despesas e mitigar riscos.

3. Capital One

O Capital One lançou o Eno, um chatbot que ajuda os clientes a gerenciar seu dinheiro usando o seu smartphone. Os clientes podem fazer perguntas ao Eno sobre saldo na conta, transações recentes, histórico de pagamentos e limite de crédito via mensagem de texto.

4. MasterCard

Em um esforço para tornar seus serviços digitais mais convencionais, MasterCard agora oferece um chatbot no Messenger. O bot permite que os clientes acessem suas contas por meio de uma das principais aplicações de mensagens do mundo.

Os cliente podem acessar o bot para analisar saldos em conta, histórico de compras, hábitos de consumo, além de efetuar pagamentos. O bot também fornece atualizações de clientes sobre os benefícios dos titular do cartão e faz ofertas contextuais.

5. American Express (AmEx)

Assim como o bot do MasterCard, o bot AmEx permite que seus clientes acessem suas contas através do Messenger. O bot AmEx fornece aos clientes notificações de compras em tempo real, lembrete de benefícios do cartão e recomendações. Os clientes da AmEx podem até mesmo vincular um cartão de crédito à sua conta do Facebook usando o recurso “Adicionar um cartão” para permitir compras no app no Facebook.

6. Santander (Reino Unido)

No mês passado, o Santander lançou uma tecnologia de reconhecimento de voz em seu aplicativo SmartBank. Usando a biometria de voz, os clientes podem descobrir seu saldo atual, configurar alertas de conta, fazer pagamentos ou transferências, reportar o roubo/perda do cartão e obter respostas inteligentes de questões bancárias comuns.

7. Ally Bank

Ally Bank foi um dos primeiros bancos a implementar um chatbot, com o lançamento do Ally Assist em 2015. Ally Assist é um assistente virtual no aplicativo Ally Mobile Banking. Os cliente podem interagir com o assistente usando a voz ou mensagem de texto para realizar uma série de tarefas bancárias. O assistente utiliza processamento de linguagem natural — NLP — para atender consultas de serviços comuns.

8. Barclay África (Absa)

No ano passado, o Absa lançou um chatbot para atender os clientes onde eles estiverem — principalmente em canais de mídias sociais mais populares do mundo. O recurso ChatBanking do Absa estende os serviços do banco ao Twitter e ao Messenger — permitindo que os clientes tragam o banco para dentro do seu aplicativo de mídia social preferido.

9. DBS Singapore

O Digibank da DBS — o único banco digital da Ásia — oferece aos clientes um assistente virtual 24/7 no aplicativo do banco. Os clientes podem interagir com o assistente via voz ou texto, o assistente consegue responder mais de 10.000 perguntas comuns relacionados a assuntos bancários.

10. Royal Bank of Scotland (RBS)

O RBS está usando um chatbot chamado Luvo para automatizar e agilizar seu serviço on-line ao cliente. Desenvolvido usando a plataforma de inteligência artificial da IBM, o Watson, Luvo lida com perguntas simples dos clientes liberando a equipe de suporte para se concentrar em questões mais difíceis.

Concluindo

A tecnologia está disponível para todos, o que diferencia um serviço do outro são os detalhes.

Apesar de ter falado apenas de bancos, as instituições financeiras de um modo geral (fundos financeiros, grupos de investimento, etc) estão adotando a tecnologia de modo agressivo. Todos estão aproveitando os benefícios dos chatbots para agilizar suas operações, automatizar o suporte e proporcionar uma experiência agradável aos clientes. A tecnologia está disponível para todos, o que diferencia um serviço do outro são os detalhes.

Leitura recomendada

Por que você deve abraçar os Chatbots

Como criar um Bot inteligente

Referência

How 10 Big Banks Are Using Chatbots to Boost Their Business

Bank of America launches AI chatbot Erica — here’s what it does

JPMorgan Software Does in Seconds What Took Lawyers 360,000 Hours

Capital One Deliberately Made Its Chatbot Gender-Neutral

Mastercard makes commerce more conversational with launch of chatbot platforms for banks and merchants

American Express Launches New “Add a Card” Feature for the Amex Bot for Messenger

Santander is first UK bank to enable customers to make payments using their voice

Ally Bank Introduces Ally Assist(SM) Customer Voice Interaction

Absa to launch a world banking first: ChatBanking for Facebook Messenger

RBS is launching an A.I. chatbot called ‘Luvo’ to help customers