Tecnologia

10 nov, 2017

Áudio Ressonância: áudio espacial multi plataforma em escala

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Artigo de Eric Mauskopf, publicado originalmente pelo Google Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

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Como seres humanos, confiamos no som para nos guiar através do nosso meio ambiente, nos ajudar a comunicar com os outros e nos conectar com o que está acontecendo ao nosso redor. Seja caminhando por uma rua movimentada da cidade ou participando de um concerto de música, podemos ouvir centenas de sons provenientes de diferentes direções. Então, quando se trata de AR, VR, jogos e até vídeo 360, você precisa de um som rico para criar uma experiência envolvente e imersiva que faça você se sentir como se estivesse realmente lá. Hoje, lançamos um novo kit de desenvolvimento de software de áudio espacial (SDK) chamado Áudio Ressonância. É baseado em tecnologia VR Audio SDK do Google e funciona em escala em plataformas móveis e de desktop.

Experimente o áudio espacial em nosso aplicativo Audio Factory VR para Daydream e SteamVR.

Desempenho que escala em dispositivos móveis e de desktop

Levar ambientes de áudio dinâmicos e ricos para suas experiências de VR, AR, jogos ou vídeo sem afetar o desempenho pode ser um desafio. Muitas vezes, poucos recursos de CPU são alocados para áudio, especialmente no celular, o que pode limitar o número de fontes de som 3D de alta fidelidade simultâneas para ambientes complexos. O SDK usa algoritmos de processamento de sinal digital altamente otimizados com base em Ambisonics de ordem superior para espacializar centenas de fontes de som 3D simultâneas, sem comprometer a qualidade do áudio, mesmo em dispositivos móveis. Também estamos apresentando um novo recurso no Unity para pré-computação de efeitos de reverberação altamente realistas que combinam com precisão as propriedades acústicas do ambiente, reduzindo significativamente o uso da CPU durante a reprodução.

Usando reverberação baseada em geometria atribuindo materiais acústicos a uma catedral em Unity

Suporte multi plataforma para desenvolvedores e projetistas de som

Sabemos o quão importante é que as soluções de áudio se integrem perfeitamente com suas ferramentas de middleware de áudio e projeto de som preferidas. Com o Áudio Ressonância, lançamos SDKs multi plataforma para os mecanismos de jogos, mecanismos de áudio e estações de trabalho de áudio digital (DAW) mais populares para agilizar os fluxos de trabalho, para que você possa se concentrar na criação de um som mais imersivo. Os SDKs são executados em plataformas Android, iOS, Windows, MacOS e Linux e fornecem integrações para Unity, Unreal Engine, FMOD, Wwise e DAWs. Nós também fornecemos API nativas para C/C++, Java, Objective-C e web. Este suporte multi plataforma permite aos desenvolvedores implementar projetos de som uma vez, e implementar facilmente seu projeto com resultados de som consistentes nas principais plataformas móveis e de desktop. Os projetistas de som podem economizar tempo usando nosso novo plug-in DAW para monitorar com precisão o áudio espacial destinado a vídeos do YouTube ou aplicativos desenvolvidos com SDKs do Áudio Ressonância. Os desenvolvedores da Web obtêm o Web SDK do Áudio Ressonância de código aberto que funciona nos principais navegadores web usando a API Web Audio.

 

Plug-in DAW para projetistas de som para monitorar áudio destinado a vídeos 360 do YouTube ou aplicativos desenvolvidos com o SDK

Modelo de Ambientes de Som complexos cortando recursos de ponta

Ao fornecer ferramentas poderosas para modelar com precisão ambientes de som complexos, o Áudio Ressonância vai além da espacialização 3D básica. O SDK permite aos desenvolvedores controlar a direção de ondas acústicas propagadas a partir de fontes de som. Por exemplo, quando se está parado atrás de um guitarrista, pode parecer ser mais silencioso do que quando se está na frente dele. E quando se está de frente para a direção da guitarra, pode soar mais alto do que quando suas costas estão viradas para ela.

Controlando a diretividade da onda sonora para uma guitarra acústica usando o SDK

Outra função SDK é renderizar automaticamente os efeitos próximos do campo quando as fontes de som se aproximam da cabeça do ouvinte, fornecendo uma percepção precisa da distância, mesmo quando as fontes estão próximas da orelha. O SDK também permite a propagação da fonte de som, especificando a largura da fonte, permitindo que o som seja simulado de um pequeno ponto no espaço até uma parede de som. Nós também lançamos uma ferramenta de gravação Ambisonic para capturar espacialmente seu projeto de som diretamente dentro do Unity, salvá-lo em um arquivo e usá-lo em qualquer lugar onde a reprodução do campo de som Ambisonic é suportada, desde mecanismos de jogos até vídeos do YouTube.

Se você estiver interessado em criar paisagens sonoras ricas e imersivas usando tecnologia de áudio espacial de ponta, confira a documentação do Áudio Ressonância no nosso site de desenvolvedores, conte-nos o que você pensa através do GitHub e mostre-nos o que você constrói com #ResonanceAudio nos meios de comunicação social; estaremos compartilhando nossos favoritos.

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Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Eric Mauskopf. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2017/11/resonance-audio-multi-platform-spatial.html