iMaster Developers

Lêda Spelta

Lêda Spelta

é psicóloga. Uma das primeiras pessoas cegas a trabalhar com informática no Rio de Janeiro, foi programadora, analista de sistemas, analista de suporte e coordenadora de equipe, em diversas empresas públicas e privadas. Como membro da Comissão Brasileira do Braille, coordenou a elaboração da Grafia Braille para a Informática, unificada para a língua portuguesa. Participa da Comissão de Estudos CE-04/CB-40/ABNT, que elabora proposta de normas técnicas sobre "Acessibilidade para a Inclusão Digital". É membro do Comitê de Ajudas Técnicaslink para um novo site. Trabalha com acessibilidade desde 2001, como moderadora de lista de discussão, instrutora, consultora, autora de artigos e palestrante. Seus principais focos em acessibilidade são a sensibilização e a motivação de empresários e webdesigners, a avaliação de sites, o treinamento e a normatização. Participa do http://acessodigital.net
  • Publicou
    5
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    2353
    Vezes
    eye
  • Desde
    2009
    clock
awardArtigos Publicados
Lêda Spelta
Acessibilidade
Os sete pecados capitais na elaboração de interfaces digitais

“Na prática, a teoria é outra… Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço…” Já no tempo dos nossos bisavós, a sabedoria popular lançava mão de provérbios para expressar a imensa dificuldade que experimentamos quando tentamos pôr em prática uma teoria. Seria diferente no caso da inclusão digital? Na teoria, talvez…

Lêda Spelta
Acessibilidade
Acessibilidade: esse negócio tem futuro?

01. A viagem Quando eu ainda estudava no curso primário, li um pequeno texto, do qual não me lembro o autor, mas cujo conteúdo nunca esqueci. Tratava-se de uma tentativa de descrição dos seres humanos, feita por um viajante espacial de outro planeta. A descrição propriamente dita não me causou grande impacto; para ser sincera,…

Lêda Spelta
Acessibilidade
Supermercados: o preço da inacessibilidade

Os supermercados estão comendo mosca! Não sei quantas pessoas, hoje em dia, ainda sabem o que significa esta expressão. Para quem não a conhece, quando minha avó dizia que alguém estava “comendo mosca”, queria dizer que essa pessoa estava deixando passar uma boa oportunidade, ou deixando-se passar para trás. Pois acho que ela diria exatamente…

Lêda Spelta
Acessibilidade
Acessibilidade e Democracia: onde a primeira não entra, a segunda passa longe!

Antes da urna eletrônica, as pessoas cegas podiam votar de duas maneiras: em tinta ou em braille. Para votar em tinta, a gente colocava a cédula dentro de um gabarito, que nada mais era do que uma capinha de cartolina com alguns buracos, que deixavam descobertas exatamente as partes da cédula onde o eleitor deveria…

Lêda Spelta
Acessibilidade
Acessibilidade web: 7 mitos e um equívoco

Os mitos na acessibilidade web No meu trabalho com acessibilidade web, tenho me deparado com mitos que, por não terem suas verdades decifradas, são reproduzidos e compreendidos no seu sentido literal, o que tem prejudicado bastante o nosso progresso. Eles não aparecem como narrativas de estórias, mas como afirmações pseudocientíficas, que confundem a mente daqueles…

Publicidade