iMaster Developers

Diego Rabatone

Diego Rabatone

é militante dos movimentos de Software e Cultura Livres, Transparência Pública, Dados Abertos e Governo Participativo. Em 2007 tomou contato com o movimento de Software Livre, se tornando usuário e militante desde então. Em 2009 ajudou a fundar o PoliGNU, Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP, grupo no qual ainda atual em diversas frentes – Grupo de Estudos de Gênero, Curso de Gimp, Projetos de Software Livre e Dados Abertos, etc. Ainda em 2009,enquanto ainda trabalhava para o portal Urbanias, participou das primeiras atividades do movimento Transparência Hacker, no qual ainda permanece ativo e envolvido em diversas atividades (RodAdaHacker, Hackathons, Monitor Legislativo, HackDays, etc). Atualmente é desenvolvedor do núcleo de jornalismo de dados do jornal O Estado de São Paulo (Estadão Dados) e também se dedica ao projeto Radar Parlamentar do PoliGNU.
  • Publicou
    5
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    3819
    Vezes
    eye
  • Desde
    2014
    clock
awardArtigos Publicados
Diego Rabatone
APIs e Microsserviços
Vídeo - APIs para visualização de dados públicos #7Masters

Em sua apresentação no 7Masters Design de APIs, Diego Rabatone Oliveira falou sobre as APIs para visualização de dados públicos, área em que trabalha.

Diego Rabatone
Desenvolvimento
Google, Microsoft e Apple unidas por uma web menos livre

As empresas propõe, alegando “melhora na velocidade dos serviços”, que este código que hoje é entregue em formato texto, seja entregue em formato binário/compilador.

Diego Rabatone
Banco de Dados
Importando a base de dados do Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Fui extrair algumas informações de uma base de dados do Portal Brasileiro de Dados Abertos e tive um pouco de dificuldade. Por isso, vou mostrar aqui como consegui fazê-lo.

Diego Rabatone
DevSecOps
Vídeo: Radar Parlamentar

Diego Rabatone falou sobre o Radar Parlamentar: como surgiu o projeto, seu objetivo, como ele funciona e como serve à sociedade.

Diego Rabatone
APIs e Microsserviços
Twitter API, ElasticSearch e Kibana - Analisando a rede social

Mostraremos como fazer para coletar tweets diretamente da STREAM API do Twitter, utilizando qualquer um dos filtros oferecidos pela API.

Publicidade