DevSecOps

22 nov, 2011

YouTube melhora player HTML5 e se prepara para abandonar Flash

Publicidade

É época de mudanças no YouTube. Enquanto os designers do site trabalham para modificar a interface atual, os programadores parecem estar se empenhando na nova versão do player HTML5 do YouTube, que ganhou novos recursos. Segundo o blog Google Operating System, o player “está cada vez mais pronto para substituir o Flash”.

A nova versão do player (que está em testes há meses) agora tem opções de exibição de vídeos em 480p e 1080p e ganhou uma série de menus contextuais que já existem no player tradicional do popular site de vídeos. Além das já conhecidas legendas e anotações, agora o player em HTML5 conta com um sistema nativo de exibição em tela cheia e ganhou um menu que oferece as opções de copiar a URL do vídeo por link, por tempo e código de incorporação em páginas da rede.

Até o momento, a novidade está em fase de testes e ainda não existe uma data para substituir o Flash por completo, embora até mesmo a Adobe esteja focando ultimamente os seus esforços no poder do HTML5. Mas quem já tem as versões beta do Chrome e do Firefox, que contam com suporte às tags de HTML5 necessárias para fazer o player funcionar, pode ativar o teste nesta página.

Por João Brunelli Moreno