DevSecOps

18 abr, 2018

WordPress está presente em 3 a cada 10 sites na web

Publicidade

De acordo com os números mais recentes referentes ao mês de fevereiro, o WordPress está presente em 30.0% de websites, representando uma fatia de mercado de 60,2% de todo o sistema de gerenciamento de conteúdo. Vale mencionar que pouco mais da metade (50.2%) dos sites analisados pela W3Techs não usam um CMS monitorado pela companhia, ou são construídos do zero. Os números vêm da análise dos sites que se encontram no top 10 milhões, de acordo com os rankings da Alexa.

O Joomla, com 6.3% da fatia de mercado, está presente em 3% dos sites, seguido pelo Drupal (4.4% e 2.2%) e Magento (2.4% e 1.2%), respectivamente. Contudo, mais de 50 sistemas CMS que estavam presentes em menos de 0.1% de todos os sites foram analisados – em outras palavras, 10 mil websites fazem uso destes – enquanto outros 300 fornecedores foram nomeados, representando entre eles uma participação de mercado de menos de 0.1%.

Os números da W3Techs também são responsáveis por uma variedade de outras métricas, incluindo linguagens de programação server-side e bibliotecas JavaScript. Nas linguagens de programação, o PHP naturalmente permanece no topo, com 83.2% de uso, muito à frente do ASP.NET, com 19.3%, e continua ganhando, enquanto os mais recentes Polyfill.io, Bootstrap e React são os que crescem mais rápido.

A posição do React como uma biblioteca JavaScript crescendo em influência não é surpresa para leitores mais antenados no assunto. Em Janeiro, um relatório do recrutador técnico HackerRank, responsável por apurar quase 40,000 desenvolvedores, argumentou que o React foi uma “grande oportunidade” para desenvolvedores com habilidades comerciais necessárias hoje.

***

Com informações de Developer.