DevSecOps

25 jan, 2017

Windows 10 tornará mais fácil manter PC livre de vírus

Publicidade

O Creators Update está programado para chegar em abril e, quando isso acontecer, o Windows 10 tornará muito mais fácil manter seu PC livre de malware com a introdução de um novo Windows Defender Security Center.

A ideia geral é que, em vez de colocar várias opções de segurança em diferentes partes das configurações (ou mesmo em outros lugares), todas as coisas importantes de segurança serão colocadas sob um único hub para que você possa rapidamente encontrar e mudar o que achar necessário.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-levara-cortana-para-internet-das-coisas-com-o-creators-update-do-windows-10/,https://imasters.com.br/noticia/microsoft-libera-windows-10-sdk-preview-build-15003/]

O hub do Security Center será dividido em cinco seções principais, e cada uma traz o sinal verde usual para que você saiba que tudo está bem, ou uma cruz vermelha se algo estiver errado.

A primeira seção fornece uma visão geral de seu antivírus e seu status. Se você estiver usando o Windows Defender na luta contra o malware, os resultados resumidos de verificação aparecerão aqui, mas também podem ser conectados a qualquer solução de antivírus de terceiros.

Em seguida, vem a seção Device Performance and Health, que permite saber se os drivers estão desatualizados ou se há alguma atualização do Windows ausente – juntamente com detalhes como capacidade de armazenamento (o desempenho pode ser afetado se você tiver pouco espaço disponível) e bateria para laptops.

A terceira seção é Firewall and Network Protection, que exibe o status de seu firewall e rede, obviamente fornecendo links para páginas de solução de problemas de rede se algo der errado.

Outra seção é App and Browser Control, que oferece uma maneira rápida de ajustar as configurações do SmartScreen para seu navegador web (e aplicativos).

Finalmente, a seção Family Options reúne as facilidades de controle parental do sistema operacional, permitindo que você acesse relatórios sobre as atividades online de seus filhos, defina controles para comprar aplicativos ou limite de tempo no uso do computador. Além disso, os níveis de saúde e segurança de todos os dispositivos da família podem ser monitorados a partir daqui.

A Microsoft espera que o novo hub “torne a segurança simples” no seu PC. Haverá também alguns recursos de segurança automatizados – por exemplo, se a assinatura do software de antivírus de terceiros que você está usando expirar, o Windows Defender será ativado para cobrir as obrigações de segurança enquanto você resolve as coisas.

Se você quiser testar o Windows Defender Security Center, ele está na versão mais recente do Windows 10 – vá ao menu Iniciar e, em seguida, em All Apps (o recurso ainda ainda não está totalmente operacional).