DevSecOps

10 jul, 2015

Versão online do LibreOffice será lançada em 2016

Publicidade

Ontem, durante a FISL (Fórum Internacional de Software Livre), Eliane Domingos, vice-presidente da The Document Foundation, afirmou que o LibreOffice Online será lançado no começo de 2016.

Ele virá com um diferencial em relação aos concorrentes: poderá ser instalado em servidores particulares – Office 365 e Google Docs só oferecem serviços de nuvem com servidores das próprias empresas.

libreoffice

O software também promete uma experiência idêntica à versão de desktop do LibreOffice, já que o código-fonte será o mesmo para todas as versões. “Quando você usa um Office, vê que a versão da nuvem não é a mesma que a versão de desktop que está acostumado”, disse Eliane.

O LibreOffice Online chega bem depois de seus concorrentes diretos. Uma primeira prova de conceito foi feita em 2011, mas era cheia de problemas de desempenho e uso de memória, segundo Eliane. Depois de esperar (e não receber) a colaboração da comunidade de desenvolvedores, a The Document Foundation resolveu usar o dinheiro das doações para contratar empresas e tocar o projeto, que deve ser lançado no início de 2016.

No final deste mês, a versão 5 do LibreOffice estará disponível. Ela traz melhorias simples, mas muito pedidas por usuários, como inserir linhas e colunas dentro de tabelas já existentes, pré-visualização de estilos no editor de texto Writer e suporte para mais fórmulas no editor de planilhas Calc.

Além disso, a versão para Android deve ganhar suporte melhorado para edição de documentos. O app foi lançado em maio com “capacidades de edição básica, como modificar palavras em parágrafos existentes e mudança dos estilos de fonte, tais como negrito e itálico”.

Você pode testar uma versão preview, atualizada diariamente, instalando o .apk deste link.

Com informações de Gizmodo