E-commerce

18 nov, 2013

Vendas mobile caem por falta de confiança dos consumidores

Publicidade

Uma pesquisa da MEF revelou que a confiança dos consumidores no comércio eletrônico mobile diminuiu, assim como o percentual de pessoas que realizaram compras com seus celulares. Mas, entre os que usam m-commerce, o valor médio das compras aumentou.

m-commerce

O percentual de pessoas que realizaram pelo menos uma compra através de dispositivos móveis caiu de 70% para 65% no mundo, entre as pesquisas de 2012 e 2013. A queda foi percebida em todas as regiões acompanhadas: na América Latina, baixou de 62% para 53%; na África, de 78% para 67%; na Ásia, de 71% para 63%; entre os países desenvolvidos que fizeram parte do estudo, de 75% para 71%.

O levantamento inclui tanto compra de bens virtuais quanto de bens físicos pelo celular. Entre as explicações para a queda estaria a migração dos usuários de feature phones para o ecossistema Android, no qual a cultura dominante é a dos aplicativos gratuitos, explicou o chairman global do MEF, Andrew Bud.

A falta de confiança em m-commerce foi a principal razão apontada por aqueles que não realizam compras pelo celular. O percentual de pessoas que citaram esse motivo para não realizar compras pelo dispositivo móvel subiu de 27% para 35%, de 2011 para 2012, e alcançou 40% em 2013.

Com informações de Corpbus!ness