DevSecOps

15 fev, 2017

Veja uma análise da queda do uso da GPL

Publicidade

Um artigo publicado nesta semana pelo opensource.com, o autor, Jono Bacon, e divulgado pelo BR-Linux, analisa os números da adoção de licenças de software livre e de código aberto. Ele denomina a queda de 58% de “dramático declínio”.

Embora faça muitos elogios à GPL, à FSF e ao copyleft, Bacon observa o que indicam as proporções das duas séries do gráfico abaixo, mostrando a adoção das licenças mais populares hoje e sete anos atrás.

A GPLv2, que há sete anos era não apenas a mais popular, mas equivalente à soma das nove outras integrantes do gráfico, teve grande queda em participação, e agora está 10% abaixo da primeira colocada, a licença MIT, que, junto com a licença Apache, teve os mais expressivos ganhos percentuais no período. Em contrapartida, a GPLv2 continua sendo a segunda mais popular, apesar da queda de 58% (que o site chamou de dramática), e a GPLv3 teve um incremento da adoção ao longo desse período.

Bacon revela algumas causas para essa movimentação, que ele relaciona à evolução dos posicionamentos de entidades com fins lucrativos associadas a esse mercado, dos relacionamentos entre comunidades e modelos de negócios, e às razões pelas quais muitos projetos são iniciados.

Os números do gráfico são de uma pesquisa da Black Duck que acompanha uma amostra de 2.000.000 de projetos em 9.000 repositórios – uma pesquisa com amostragem mais restrita feita pelo GitHub chegou a resultados similares.

Outra análise sobre os mesmos números, com menos suposição e um pouco mais de descrição, foi apresentada também neste artigo de janeiro publicado pela RedMonk.