Games

22 fev, 2017

Valve libera suporte do SteamVR para Linux

Publicidade

A Valve lançou nesta semana o SteamVR para Linux, que permite que os desenvolvedores criem conteúdo Linux para o headset HTC Vive VR e outros hardwares. O programa está em beta, o que significa que os desenvolvedores devem usar um driver beta do desenvolvedor NVIDIA que é construído em “Vulkan”, o sucessor do OpenGL. Os interessados estão limitados ao modo “direct”, ou seja, só podem exibir imagens no headset, mas não em uma tela desktop ao mesmo tempo.

Os desenvolvedores também podem usar um cartão AMD, mas isso é limitado ao modo de exibição secundário “desktop”. Os gráficos Intel ainda não são suportados e o desenvolvimento de jogos do Linux OpenVR requer Unity 5.6. Há outros problemas conhecidos: o gerenciamento de energia da estação base e a troca de dispositivos de áudio do headset ainda não foram implementados e, como mencionado, não é possível alternar entre modos de exibição direct e desktop.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/industria-de-jogos-lanca-lista-de-jogos-brasileiros-na-plataforma-steam/,https://imasters.com.br/noticia/40-dos-games-mais-vendidos-na-steam-em-2016-rodam-no-linux/]

Então, por que a Valve está criando realidade virtual para o que é claramente um mercado bem específico? O SteamOS da Valve é baseado no Linux e tem parceiros de hardware como Alienware e Maingear, que vendem máquinas Linux com o software pré-carregado. Há também uma biblioteca decente de jogos SteamOS e Linux, então, para o Engadget, faz sentido ampliar a plataforma para a realidade virtual.

A empresa está desenvolvendo três novos jogos VR específicos (usando o Unity), e é muito possível que eles sejam disponibilizados no Linux (e possivelmente no OSX), assim como no Windows.