Tecnologia

12 jan, 2018

Unesp, USP e Unifesp serão beneficiadas por nova rede MetroSampa

Publicidade

A Unesp, a USP e a Unifesp compõem o trio de instituições que serão beneficiadas com a chegada da nova rede de fibra óptica à capital paulista, a nova MetroSampa. O projeto, que faz parte das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é o primeiro acordo dessa natureza fechado no Estado de São Paulo.

O instrumento, assinado no dia 5 de dezembro com a empresa Mega Telecom Comunicações, terá duração de cinco anos e garantirá cerca de 85 km de um par de fibra óptica na cidade. Em contrapartida, a RNP cederá à empresa um par de fibra óptica em Goiânia.

“A rede MetroSampa é de importância capital para a Unesp, pois garante a redundância de acesso dos usuários da Unesp à internet e permite uma conexão rápida que permite a replicação de dados e serviços entre a Reitoria e a Barra Funda, aumentando a disponibilidade de nossos serviços críticos”, avalia Ney Lemke, assessor-chefe da Assessoria de Informática da Unesp.

As instituições usuárias da MetroSampa atendidas pela RNP utilizarão a nova rede já implantada pela Mega Telecom. Durante os próximos meses, o projeto finalizará as conexões de última milha – serão realizadas pequenas extensões para que o par de fibra chegue, de fato, dentro das instituições contempladas. A expectativa é todo o trabalho de extensão e adaptação dure seis meses e, logo após, a rede estará em operação.