DevSecOps

23 out, 2017

Ubuntu ganha nova versão: Artful Aardvark

Publicidade

Depois de aproximadamente seis meses de desenvolvimento, foi lançada oficialmente a nova versão do Ubuntu 17.10, a Artful Aardvark. Em seu anúncio de lançamento, foram pontuadas as principais atualizações e mudanças, e entre as mais aguardadas, a nova versão do Ubuntu traz a tão esperada volta do Gnome ao Ubuntu.

O Ubuntu agora conta com algumas funcionalidades conhecidas no Unity, por exemplo. Agora ele possui um contador de tarefas nos ícones quando tarefas estiverem em execução. Uma nova dock trouxe algumas novidades em relação ao visual. Através dela, é possível ter um conjunto de atalhos ao nível das aplicações, assim como aceder facilmente a todas as aplicações do sistema. A cor da barra lateral agora é idêntica à barra superior e funciona da mesma forma, deixando o ambiente com um visual mais homogêneo e agradável.

Com todas as alterações gráficas, a Canonical mudou também o Lock Screen. Depois do LightDM e do Unity Greeter, a escolha caiu agora sobre o GDM, o GNOME display manager em um visual que lembra o Windows 10. Também houve uma melhora na integração dos pacotes snap com a central de aplicativos, que agora está disponível em Português.

Além destas novidades, o Ubuntu 17.10 Artful Aardvarktraz também traz atualizações ao nível das apps e o Rhythmbox também está diferente e mais funcional ao apresentar um novo look.

Atualização

Para atualizar um sistema Ubuntu existente, primeiro você deve certificar-se de que todas as atualizações mais recentes foram instaladas. Para fazer isso, basta executar o Software Updater e se houver atualizações que precisam ser instaladas, ele irá informá-lo e seguida solicitará permissão para instalá-los.

O processo completo, incluindo o download e a instalação de pacotes, e a remoção do pacote obsoleto, leva cerca de 30 minutos. Quando terminar, solicitará a confirmação de reboot.

***

Com informações de ZDNet: http://www.zdnet.com/article/ubuntu-17-10-hands-on-with-artful-aardvark/