DevSecOps

13 out, 2010

Ubuntu 10.10 é lançado

Publicidade

No domingo, 10/10/2010, a Canonical lançou o Ubuntu 10.10, de codinome Maverick Meerkat.

Trata-se da primeira versão standard disponível após o lançamento do terceiro LTS (Long Term Support), o Ubuntu 10.04 LTS Lucid Lynx. Ela traz atualização de seu design e de sua aparência, além de um instalador simplificado.

Em relação ao sistema de arquivos, o Ubuntu 10.10 já suporta o Btrfs, mas ele não aparece na formatação padrão, sendo ainda utilizado o ext4. Entretanto, se o usuário escolher o particionamento manual, encontrará o Btrfs disponível como escolha entre os sistemas de arquivos à disposição na instalação. Os que optarem por utilizar o Btrfs como sistema de arquivos padrão deverão escolhê-lo antes que a partição/boot esteja ativada com um sistema de arquivos diferente do próprio Btrfs.

O Ubuntu 10.10 é baseado na versão 2.6.35 do kernel Linux e vem com o GNOME, atualmente na versão 2.32.0.

A versão também traz a fonte especialmente criada para o Ubuntu, que já vem embarcada como padrão de interface. Já o “Centro de Software” oferece duas novas categorias para os usuários – “Destaques” e “O que há de novo” – além de um histórico de quais softwares foram instalados ou removidos.

Na categoria de aplicativo para imagens, o F-Spot foi substituído pelo Shotwell (ainda na versão 0.7.2), que vem com o cliente de e-mail Evolution 2.30.2. Essa versão opera bem mais rapidamente do que a embarcada no último LTS.

Além disso, o Gwibber vem atualizado para trabalhar com o novo sistema de autenticação OAuth do Twitter. O Maverick Meerkat também inclui várias atualizações de pacotes, como a aplicação de gravação de discos Brasero, a versão 3.6.10 do navegador Firefox, além do ciente de BitTorrent Transmission na versão 2.04, e com a última versão do conjunto de aplicativos para escritório OpenOffice.org – a versão 3.2.1. Você pode fazer o download do Ubuntu 10.10 também pelo Baixatudo.

Com informações de Under-Linux