DevSecOps

14 jan, 2013

RC1 do LibreOffice 4.0 traz suporte para temas compatíveis com Firefox

Publicidade

The Document Foundation anunciou o primeiro de três planejados release candidates da versão 4.0 do ibreOffice. O RC1 traz correção para 70 bugs desde o lançamento do LibreOffice 4.0.0 Beta2, no final de dezembro.

O LibreOffice 4.0 inclui várias melhorias em relação às séries 3.x da suíte de escritório. Agora, todas as partes da suíte suportam o padrão aberto CMIS, que permite que uma aplicação acesse sistemas de gerenciamento de conteúdo, como Alfresco, Sharepoint e Nuxeo. O CMIS também adiciona uma nova maneira de armazenar e compartilhar documentos criados no LibreOffice dentro de sistemas CMS existentes, e ele poderia ser usado para fornecer a suíte com armazenamento gerenciado. Além disso, o LibreOffice ganhou suporte para temas do Firefox (conhecido antes como Personas), que permite que usuários personalizem sua barra de tarefas com temas disponibilizados pela Mozilla.

1

O Writer ganhou suporte para anotações ink em arquivos DOCX e agora pode importar e exportar expressões matemáticas RDF nativas. Usuários agora também podem incluir diferentes cabeçalhos e rodapés na primeira página de um documento sem criar uma página de estilo para isso. O Calc pode importar documentos mais rapidamente e adicionou a função XOR.

Uma visão geral de todas as mudanças no LibreOffice 4.0 está disponível nas notas de lançamento. O LibreOffice 4.0 RC1 pode ser baixado neste link e não é recomendado em ambientes de produção.

Com informações de The H