Gadgets

1 dez, 2016

Raspberry Pi 3 ganha suporte para LTE com novo chip

Publicidade

Atualmente, o Raspberry Pi 3 possui somente conectividade Wi-Fi, mas em breve o gadget será capaz de lidar com comunicações por meio de celulares e permitir que os usuários controlem dispositivos em longas distâncias.

A Altair completou o teste de seu chip LTE ALT1160 Categoria 1 no Raspberry Pi, e agora está disponibilizando-o, segundo um representante da empresa. Isso vai levar comunicações muito necessárias e de longo alcance para o popular computador.

O chip LTE está pronto para ser vendido pela Altair e seus parceiros, revelou um representante da companhia. Ele será incluído em várias placas LTE adicionais de expansão e módulos de sensores para o Raspberry Pi. A Altair também receberá pedidos pelo chip. Cada chip custará entre US$ 15 e US$ 20, disse Eran Eshed, cofundador da Altair.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/raspberry-pi-3-fazendo-boot-direto-via-usb/,https://imasters.com.br/noticia/raspberry-pi-lanca-pixel-novo-ambiente-de-desktop/]

O Raspberry Pi é usado para a produção de gadgets, robôs, drones e aparelhos inteligentes, mas com suporte somente para Wi-Fi, ele tinha um alcance limitado de comunicação. Com o chip LTE da Altair, os usuários poderão utilizar o computador para comunicações de longa distância, mesmo que em velocidades mais lentas de conexão. Assim, será possível, por exemplo, controlar robôs a quilômetros de distância, ou acessar câmeras de vigilância por meio de redes celulares. Além disso, a adição da conectividade LTE é um facilitador para aplicações de Internet das Coisas (IoT).

O chip transfere dados a 10Mbps, que é uma velocidade muito menor do que a capacidade de até 600Mbps de smartphones top de linha, como  Samsung Galaxy S7 e iPhone 7. No entanto, aparelhos inteligentes e de Internet das Coisas costumam exigir menos largura de banda para comunicações, o que ajuda a manter uma duração maior da bateria.

Por enquanto, não há planos de integrar a conectividade LTE diretamente na placa computacional. Por isso, esses modems terceirizados como o chip da Altair serão a solução disponível, conforme divulgado pelo site PC World.