Desenvolvimento

26 mai, 2017

Qt Creator 4.3.0 está disponível para download

Publicidade

Nesta semana, a versão 4.3.0 do Qt Creator foi anunciada. Ela traz integração com um editor de código no Qt Quick Designer, o que permite que você use o editor Properties e o Navigator durante a edição de código. Além disso, é possível dividir a exibição para mostrar o gráfico e o editor de código, e ver diretamente como uma alteração no editor gráfico afeta o código, e vice-versa. Naturalmente, você ainda pode usar o editor de código somente no modo de edição.

Houve muitos mais melhoramentos e adições ao Qt Quick Designer, como melhor suporte de containers empilhados e uma nova barra de ferramentas para ações comuns.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/pesquisa-revela-uso-de-qt-no-brasil/,https://imasters.com.br/noticia/primeira-conferencia-de-qt-no-brasil-sera-realizada-em-agosto/]

Se você usa o Qt Creator com o CMake 3.7 ou posterior, agora o server-mode foi adicionado ao CMake 3.7 para benefício das IDEs. Ele fornece informações muito melhores sobre a estrutura do projeto. Como resultado, você também vê produtos e alvos na árvore do projeto e pode criá-los individualmente.

Se você estiver codificando em C além de C++, ou usar arquivos em diferentes (sub) projetos com definições diferentes, encontrará um novo recurso útil no editor de C++: se um arquivo é usado em contextos diferentes, um menu suspenso aparece na barra de ferramentas em cima do editor, que permite que você escolha o (sub) projeto e a linguagem em que o editor deve interpretar o arquivo (documentação).

Além disso, o Qt Creator 4.3 corrige problemas criados pelas alterações na versão 25.3.1 do Android SDK. E se você usa o Qt Creator para desenvolvimento do iOS, agora pode escolher a equipe de desenvolvedores e o perfil de provisionamento usados para signing. Isso substitui o padrão que o QMake escolhe e todas as configurações que você tem em seus arquivos de projeto.

Todas as melhorias implementadas podem ser encontradas no change log. O Qt Creator 4.3.0 pode ser baixado neste link.