Desenvolvimento

25 set, 2017

Primeiro NetBeans Code Drop chega ao Apache

Publicidade

A Oracle lançou o primeiro dos três códigos do NetBeans para a Apache Incubator quase um ano após o primeiro relatório da InfoQ no plano.

Este primeiro code drop foi designado para possibilitar o lançamento do Apache NetBeans juntamente com o JDK 9 (em 21 de setembro). No entanto, devido ao longo processo, Wielenga acha que provavelmente não irá atender esse cronograma. Ele espera que o primeiro lançamento aconteça logo após o lançamento do JDK 9.

Wielenga disse em um e-mail para a lista de email incubator-netbeans-dev que esse repositório contém cerca de quatro milhões de linhas de código.

A doação do primeiro código, ou seja, a Plataforma NetBeans + a ferramenta Java SE que inclui os novos recursos Jigsaw e JShell, inclui cerca de 45.000 arquivos (cerca de 4 milhões de linhas de código) a serem transferidos da Oracle para o Apache.

Você pode verificar o repositório Git no próprio repositório do Apache, criá-lo (usando Ant 1.8.0) e executá-lo com os seguintes comandos:

git clone git://git.apache.org/incubator-netbeans.git netbeans
cd netbeans
ant
ant tryme

A página do Apache NetBeans GitHub contém instruções mais detalhadas sobre como construir o projeto. As próximas etapas incluem mudar todos os cabeçalhos de licença para o Apache e repetir o processo para o próximo code drop.

Há mais códigos por vir em um próximo dois drops. “Aprendemos muito no processo envolvido na doação no primeiro código”, escreve Wielenga, “e [nós] acreditamos que as duas doações de código subseqüentes irão mais rápido”.

***

Com informações de InfoQ: https://www.infoq.com/news/2017/09/netbeans-code-to-asf