DevSecOps

2 ago, 2013

Oracle libera GlassFish 4.0

visualizações
Publicidade

A Oracle lançou o GlassFish Open Source Edition 4.0, considerado o “primeiro servidor de aplicações Java EE 7 do mundo” pela empresa. Ele foi liberado quase quatro anos após o lançamento da versão 3.0.

glassfish

O novo conjunto de recursos para o GlassFish 4.0 é refletido quase exatamente nas notas de lançamento do Java EE 7. No roadmap do projeto, a Oracle afirmou que “a implementação de referência do Java EE é um subconjunto do GlassFish, portanto o roadmap do servidor está intimamente ligado aos lançamentos do Java EE”.

Algumas das principais novidades no GlassFish 4.0 são: nova API padrão para processamento de JSON em Java, API Java para WebSockets 1.0, Java Batch 1.0, utilitários de concorrência para Java EE 1.0, Java Message Service (JMS) 2.0 e API java para RESTful Web Services (JAX-RS) 2.0.

Outras atualizações incluem: Enterprise Java Beans (EJB) 3.2, contexto e injeção de dependência para o Java EE (CDI) 1.1, Java Persistence API (JPA) 2.1, JavaServer Faces (JSF) 2.2, Java Servlet 3.1, Bean Validation (BV) 1.1, Expression Language (EL) 3.0, Interceptors 1.2, Java Transaction API (JTA) 1.2, JavaServer Pages (JSP) 2.3 e JavaMail 1.5.

O instalador da versão 4.0 pode obtido no centro de downloads do GlassFish. As notas de lançamento apontam que o principal objetivo é permitir que os desenvolvedores comecem a explorar as novidades na plataforma Java EE 7.

Assim, as seguintes funcionalidades do GlassFish Server não foram foco nessa versão: clusters e instâncias padrão, recursos de alta disponibilidade, atualizações e servidor embarcado. Elas foram incluídas, mas podem não funcionar adequadamente com as novas funcionalidades do Java EE 7. O suporte total para clusters, bem como funcionalidades de administração centralizada, são esperados na versão 4.1, que deve ser lançada em 2014.

Além disso, o JCache não faz parte da versão 4.0, estando programado para o Java EE 8. Ben Cotton, membro do grupo de especialistas do JCache (JSR 107), disse ao InfoQ que “embora a JSR 107 tenha perdido o Java EE 7, está muito perto de ser lançada”. Uma versão preliminar foi liberada, e a API está disponível para desenvolvedores que querem testar as capacidades do JCache. A versão final está prevista para o final de 2013.

O GlassFish Open Source 4.0 é livre para uso, mas a Oracle também oferece o Premier Support, que é um contrato pago focado em deploys de produção.

Com informações de InfoQ