Desenvolvimento

20 mar, 2018

Oracle anuncia o lançamento do Java SE 10

Publicidade

A Oracle anunciou hoje, terça-feira, o lançamento geral do Java SE 10 (JDK 10). Este é o primeiro lançamento do novo ciclo semestral de inovação tecnológica do Java. O Java SE 10 traz diversos novos recursos, incluindo tipos de variáveis locais e recursos experimentais, como o Compilador JIT baseado em Java.

Java SE 10

A nova versão foi criada em parceria com a comunidade OpenJDK, um conjunto diversificado de colaboradores que auxiliaram por mais de 10 anos em uma implementação open source da plataforma Java SE e vai além de melhorias de performance e estabilidade, trazendo doze novas melhorias:

  1. (JEP 286) Local-variable type inference: torna possível estender a inferência de tipo para declarações de variáveis locais com inicializadores.
  2. (JEP 296) Consolidação do JDK Forest em um único repositório: Combina inúmeros repositórios do JDK forest em um só, para que o desenvolvimento seja simplificado e otimizado
  3. (JEP 307) Parallel Full GC for G1: melhora os piores casos de latência do G1 ao fazer o GC paralelo completo.
  4. (JEP 301) Application Class-Data Sharing: otimiza o tempo de inicialização e a pegada ao estender o recurso Class-Data Sharing (“CDS”) existente para permitir que as classes da aplicação sejam colocadas no arquivo compartilhado.
  5. (JEP 317) Experimental Java-Based JIT Compiler: permite que o compilador JIT baseado em Java – Graal – seja usado como um compilador JIT experimental na plataforma Linux/x64.
  6. (JEP 204) Garage Collector Interface: melhora a isolação do código fonte de diferentes garbage collectors ao apresentar uma interface de garbage collector (GC) limpa.
  7. (JEP 312) Thread-Local Handshake: apresenta uma maneira de executar uma callback em threads sem fazer uma VM global. Torna possível e acessível parar threads individuais e não apenas todos de uma vez ou nenhum.
  8. (JEP 314) Additional Unicode Language-Tag Extensions: melhora o java.util.Locale e as APIs relacionadas para implementar extensões Unicode adicionais das tags de linguagem BCP 47.
  9. (JEP 316) Heap Allocation on Alternative Memory Devices: permite que o HotStop VM aloque objetos Java em um dispositivo de memória alternativo, como um NV-DIMM, especificado pelo usuário.
  10. (JEP 313) Remove the Native-Header Generator Tool: remove a ferramenta javah do JDK, uma vez que ela foi suplantada por uma funcionalidade superior no javac.
  11. (JEP 319) Root Certificates: fornece um set de certificados Certification Authority (CA) padrão no JDK.
  12. (JEP 322) Time-Based Release Versioning: revisa o esquema version-string da plataforma Java SE e JDK, juntamente com informações de versionamento relacionadas, para modelos de lançamento baseados em tempo, futuros e presentes.

“A Oracle está comprometida a evoluir e entregar inovações rapidamente para a plataforma Java – sendo essa a primeira em nosso novo ciclo e modelo de licença adotados” – afirmou Georges Saab, vice presidente de desenvolvimento de software do Java Platform Group na Oracle. “Estamos especialmente orgulhosos com a simplicidade desse lançamento, que introduz recursos úteis, remove elementos desnecessários, e é fácil para desenvolvedores usarem.”

Para saber mais sobre o lançamento, visite a página Java PM blog.

***

Com informações de Oracle blog e Oracle.com