DevSecOps

27 mar, 2017

OpenSSL muda licenciamento para Licença Apache v. 2.0 e lança site

Publicidade

O projeto OpenSSL está mudando seu licenciamento para a Licença Apache v 2.0 (ASL v2). Como parte desse esforço, a equipe do OpenSSL lançou um novo site e tem trabalhado com vários colaboradores corporativos para facilitar o processo de relicenciamento.

“Essa atividade de relicenciamento tornará o OpenSSL, que já é o software de criptografia FOSS mais utilizado no mundo, mais conveniente para ser usado na maior gama possível de software gratuito e aberto”, disse Mishi Choudhary, diretor jurídico do Software Freedom Law Center (SFLC) e conselheiro do OpenSSL.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/openssl-1-0-2k-e-publicado/,https://imasters.com.br/noticia/openssl-anuncia-tres-patches-de-seguranca-para-problemas-de-dos/]

O site ajudará os esforços da equipe do OpenSSL para entrar em contato com todos os que colaboraram com o projeto até agora, o que inclui aproximadamente 400 indivíduos com um total de mais de 31 mil commits. A licença atual remonta à década de 1990 e tem mais de 20 anos de idade. A comunidade de código aberto tem crescido e mudado desde então, e tem na maior parte se estabelecido em um pequeno número de licenças padrão.

Após uma revisão cuidadosa, consulta com outros projetos, contribuição da Core Infrastructure Initiative e conselho jurídico da SFLC, a equipe do OpenSSL decidiu relicenciar o código sob a licença ASLv2, que é amplamente utilizada.

“A Linux Foundation está animada de ver o projeto OpenSSL sendo relicenciado sob a licença Apache”, disse Nicko van Someren, Diretor de Tecnologia da Fundação Linux. “Usar uma licença padrão e bem compreendida é um benefício enorme ao incorporar um projeto de software livre a outros projetos e produtos. A OpenSSL fez um enorme progresso nos últimos anos, em parte por meio do suporte da Core Infrastructure Initiative da Fundação Linux, e essa mudança de licença ajudará ainda mais a garantir que ele continue sendo um dos projetos de código aberto mais importantes e confiáveis do mundo”.

O site contém uma lista de todos os endereços de e-mail mencionados em cada commit, um banco de dados pesquisável de autores e a capacidade de enviar e-mail e aprovar a alteração da licença. Como os endereços de e-mail mudam, o site também será atualizado ao longo do tempo para registrar saltos de e-mail e os nomes das pessoas que o projeto ainda está tentando alcançar. A iniciativa do OpenSSL também foi elogiada pela Oracle e pela Intel.

Detalhes adicionais sobre a decisão de mudar para licença ASL v. 2.0 estão disponíveis aqui. Para obter atualizações do progresso do relicenciamento, que deverá levar vários meses, consulte as listas de discussão do site e do projeto. Para contarar a equipe do OpenSSL sonre o assunto, basta enviar um e-mail para license@openssl.org.