APIs e Microsserviços

20 set, 2017

O suporte ao JavaScript do Acquia permite que desenvolvedores criem aplicativos web que combinam conteúdo a dados

Publicidade

Acquia, o braço comercial da ferramenta de gerenciamento de conteúdo web open source da Drupal, ofereceu há muito tempo uma interface de usuário baseada em nuvem, projetada para tornar mais fácil para os clientes a criação de sites. Hoje, a empresa anunciou uma nova maneira de interagir com o Drupal, onde estará expondo as diferentes partes da plataforma como um conjunto de serviços, enquanto apoia node.js para scripting.

Isso permitirá que os desenvolvedores criem aplicativos web em JavaScript que combinem conteúdo e dados em uma única interface, sem acessar explicitamente o Drupal para fazê-lo. Isso oferece vários benefícios diferentes. Em primeiro lugar, significa que os programadores web não precisam gerar faixas de desenvolvimento paralelas, uma para dados e outra para conteúdo. Em segundo lugar, permite aos desenvolvedores aproveitarem os recursos compartilhados em todo o conteúdo e componentes de dados, como um banco de dados compartilhado e, finalmente, lhes dá acesso às várias partes do Drupal, como busca, segurança e gerenciamento de conteúdo como um conjunto de APIs.

Esse desacoplamento dos serviços de conteúdo do front-end do sistema de gerenciamento de conteúdo, tem sido por muito tempo, uma visão da indústria e de Dries Buytaert, co-fundadora e diretora de tecnologia da empresa. Empresas como a Box já começaram a fazer isso, assim como algumas startups, como a Contentful, que é construída desde o início como uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo orientada pela API.

Isso marca a primeira vez em que os clientes da Acquia podem acessar essas APIs de serviço de conteúdo dessa forma, enquanto criam aplicativos orientados por dados no caminho, diz Chris Stone, diretor de produtos da Acquia. Stone diz que essa abordagem é projetada para tornar muito mais fácil para os desenvolvedores criarem aplicativos que operem em canais, seja ela uma assistente de voz como o Amazon Echo ou o iPhone mais recente.

“Estrategicamente, é uma boa ideia para nós. Isso traz um casamento de dados e conteúdo. Somos pessoas contentes e agora podemos começar a criar jornadas a partir dos dados capturados de transações de e-commerce”, disse Stone ao TechCrunch. Este poderia ser, por exemplo, o clássico “o que fazer depois” ou o início de um fluxo de trabalho para responder à um carrinho de compras abandonado.

A Buytaert sempre viu esse nível de personalização como o maior objetivo do sistema de gerenciamento de conteúdo web e, ao longo do caminho, a empresa criou ferramentas para personalizar a experiência de gerenciamento de conteúdo web. Hoje, o site é apenas uma maneira de os clientes interagirem com uma empresa, e a Acquia está esperando que essa nova abordagem permita que os desenvolvedores criem uma experiência de aplicativos orientada por dados, em múltiplos canais de acesso, enquanto desfrutam dos serviços Drupal se necessários.

A empresa Acquia arrecadou mais de US $ 173 milhões desde que foi fundada, em 2007. Sua sede é localizada no centro de Boston.

***

Com informações de: https://techcrunch.com/2017/09/19/new-acquia-apis-let-developers-access-drupal-as-a-set-of-content-services/