Tecnologia

16 nov, 2017

Mozilla apresenta o novo Firefox Quantum

Publicidade

A gigante norte-americana, Mozilla Firefox, apresentou nesta semana o Firefox Quantum, a nova versão do famoso navegador da empresa. A novidade é, de longe, uma das mais importantes desde o lançamento da versão 1.0 do Firefox, apresentada em 2004.

Novidades

Uma das principais novidades do Firefox Quantum é a velocidade. O Quantum é duas vezes mais rápido que a versão lançada há seis meses. Ao navegar e abrir novas abas, a diferença já pode ser notada. Diversas melhorias foram realizadas no core do navegador, que agora conta com uma nova engine CSS, chamada Stylo. A nova engine consegue aproveitar melhor a gama de hardware presente atualmente no mercado, com cores múltiplos, que são otimizados para baixo consumo de energia.

Houve também uma melhora voltada para as abas, priorizando a aba em que o usuário se encontra e fazendo um uso melhor dos recursos do sistema.

Outro destaque importante é a mudança na Interface de Usuário. A iniciativa chamada Photon tem como objetivo modernizar e unificar os elementos visuais, enquanto o usuário aproveita a velocidade da nova engine. A interface é incrivelmente rápida e agradável, e para que a criação se tornasse possível, o time de pesquisa da empresa estudou como as pessoas navegavam na web.

Firefox Quantum em ação

Segundo a empresa, para que o Firefox pudesse apresentar melhoras significativas no visual, experiência e performance, funcionários e voluntários de várias partes do mundo trabalharam em tempo recorde para criar a melhor versão já lançada.

Firefox Quantum em números

A empresa divulgou alguns dados impressionantes, referentes à produção e entrega do navegador. E entre os principais números, estão:

  • Mais de 700 autores contribuíram na programação do Firefox, desde o lançamento do dia 6 de Agosto.
  • 80 pessoas contribuíram de várias partes do mundo, com quase todos os fuso horários existentes.
  • Existem 265,252,859,191,742,656,903,069,040,640,000 maneiras de customizar a nova barra de ferramentas do Firefox.

O Firefox Quantum pode ser baixado através da página oficial de download da Mozilla: