Desenvolvimento

13 jul, 2017

Microsoft trabalha no desenvolvimento de um simulador Online de Raspberry Pi

Publicidade

O Raspberry Pi foi projetado para ser barato, mesmo assim alguns desenvolvedores preferem utilizar ferramentas virtuais antes de investir numa nova placa.

Pensando neste público a Microsoft está trabalhando no desenvolvimento de um simulador online que permitirá a qualquer pessoa testar os principais recursos da plaquinha.

A versão atual do simulador ainda esta inacabada e tudo parece bem primitivo, mas os usuários já podem escrever códigos para controlar o hardware via emulação.

Na página atual do projeto é possível conferir um código de exemplo que coleta dados de temperatura simulados do sensor e exibe o resultado na linha de comando. Este exemplo pode ser executado num Pi real, assim como todos os outros criados no simulador.

Aparentemente a Microsoft pretende estender os recursos do simulador Pi incluindo novos dispositivos e sensores, mas ainda não divulgou nenhuma informação ou roadmap de atualizações.

O código fonte é Open Source e pode ser baixado e alterado, com isso a própria comunidade poderá criar novos recursos para o simulador.

E você? Já trabalhou com Raspberry Pi?