Desenvolvimento

19 out, 2017

Microsoft anuncia forte parceria para tornar o MDN Web Docs o melhor lugar para desenvolvedores

Publicidade

Recentemente, a Microsoft compartilhou grandes novidades para desenvolvedores em toda a rede mundial: eles estão dedicando os recursos para tornar o MDN Web Docs o melhor lugar para referência da API web, e para dar início, começaram a redirecionar mais de 7,700 páginas MSDN para tópicos correspondentes na biblioteca de documentos da web do MDN oferecido pelo Mozilla.

Em conjunto com compromissos semelhantes da Mozilla, Google, do W3C e da Samsung, a Microsoft une forças para tornar o MDN Web Docs o melhor lugar para os desenvolvedores web aprenderem e compartilharem informações sobre produção para a open web.

O MDN é uma parte fundamental da abrangente missão da Mozilla: garantir que a Internet seja um recurso público global, aberto e acessível a todos. Nós acreditamos que fornecer aos desenvolvedores web a melhor informação possível permitirá que eles ofereçam ótimas experiências na web que sigam padrões estabelecidos e trabalhem em plataformas e dispositivos. Estamos animados por ter a Microsoft, a Google, o W3C e a Samsung à medida que continuamos na nossa jornada para tornar o MDN o recurso de estreia para desenvolvedores. – Ali Spivak, chefe do ecossistema de desenvolvedores da Mozilla

Representantes de cada uma dessas organizações também estarão atuando no Conselho Consultivo de Produtos do MDN, um comitê dedicado a tornar o MDN seu lugar definitivo para documentação útil, imparcial e agnóstica do navegador para tecnologias atuais e baseadas em padrões emergentes. O Conselho Consultivo de Produtos MDN também está à procura de pessoas ativas da comunidade da web para servir no conselho. Se você estiver interessado, encontre mais detalhes nos documentos web MDN.

Web docs deveria funcionar para todos

Redirecionar a biblioteca de referência de API para MDN é o próximo passo para a consolidação das informações de compatibilidade no mesmo local em os desenvolvedores frequentam para a documentação geral da Web. No início deste ano, a Microsoft iniciou esforços para preencher as tabelas de Compatibilidade do navegador MDN com uma coluna representando o navegador Microsoft Edge.

5000 edições MDN depois, toda a superfície da API da Web do Microsoft Edge (a partir da 10/2017 Windows 10 Fall Creators Update, Build 16299) agora está documentada no MDN e continuará a ser atualizada com cada novo lançamento do Windows e do mecanismo de navegador EdgeHTML.

Compatibilidade de navegador

Exemplo de uma tabela de compatibilidade do navegador no MDN Web Docs

Um dos princípios orientadores no desenvolvimento do Microsoft Edge é que os usuários finais nunca devem se preocupar sobre quais sites funcionam em quais navegadores. Essa filosofia – “a Web deveria funcionar para todos” – levou a escolha para segmentar a “interseção interoperável” das APIs da web na engenharia de navegador da empresa.

Segundo a gigante norte-americana, já é ultrapassado desenvolvedores terem uma visão mais simples da documentação de padrões web. Eles não devem ter que perseguir a documentação da API entre padrões, fornecedores de navegador e terceiros – a Microsoft também acredita que deve haver uma única fonte canônica, mantida pela comunidade e suportada por todos os principais fornecedores.

Por estas razões, todos estão a bordo para tornar a MDN o lar da documentação de padrões web. Vale lembrar que a MDN não é apenas uma verdadeira enciclopédia e uma comunidade próspera de desenvolvimento web de todas as coisas, ela também é uma instituição em si – um monumento vivo da nossa história coletiva – como desenvolvedores e entusiastas da web, defensores de padrões da web e engenheiros de navegadores de desenvolver a web progressiva.

Documentando a web para frente

A MDN foi fundada há mais de 10 anos atrás, em 2005 como o Mozilla Developer Center (Centro de Desenvolvedor Mozilla) e mais tarde ficou conhecido como Mozilla Developer Network (Rede de Desenvolvedor Mozilla). Assim como a Organização Mozilla foi fundada a partir do Netscape, o Mozilla Developer Center cresceu a partir dos documentos do navegador Netscape Navigator originais.

De forma similar, o Internet Explorer Developer Center (Centro de desenvolvedores do Internet Explorer) foi publicado online pela primeira vez pela Microsoft Developer Network (MSDN) vários anos antes, no final dos anos 90, para ajudar a apresentar e demonstrar o HTML dinâmico (“DHTML”), o precursor da Microsoft para o modelo de objeto moderno DOM e CSS.

Centro de desenvolvedores do Microsoft Internet Explorer no MSDN Online, por volta de 2000. Cortesia do Internet Archive Wayback Machine

Avançando para a plataforma web moderna de hoje. Os navegadores concorrentes Netscape e Internet Explorer da era passada da web inicial são agora assuntos de arqueologia tecnológica, não testes de compatibilidade de sites. A partir dos lançamentos finais do IE, culminando com o nascimento do Microsoft Edge, substituímos tecnologias anteriores da Microsoft por padrões emergentes da indústria – os padrões modernos DOM e ECMAScript para DHTML e VBScript, HTML5 para ActiveX, um modelo de extensão de navegador comum para Browser Helper Objects (” BHOs “).

Através de toda essa mudança, a MDN cresceu ao lado da web e hoje possui mais de 34.500 documentos, 6 milhões de usuários mensais e 20.500 contribuidores. A partir de seus documentos iniciais do produto Netscape, a amplitude e a profundidade do conteúdo da MDN se expandiram radicalmente para abranger o estado da arte do desenvolvimento moderno da web, tanto que recentemente o site foi reestruturado e reciclado para refletir o compromisso da MDN de ser um recurso comunitário como navegador neutro. A Mozilla, o Google, o W3C e da Samsung estão entusiasmadas para fazer da MDN o lugar ideal para documentação de padrões web e ainda melhora-la para atender as necessidades dos desenvolvedores.

A Microsoft continuará mantendo a documentação focada em Microsoft e Windows no Microsoft Docs (docs.microsoft.com/microsoft-edge), incluindo orientação de teste específica do Windows, informações sobre o Edge DevTools e detalhes futuros sobre o Progressive Web Apps no Windows Store. E você ainda encontrará o status Microsoft Edge, changelogs e novidades no site Microsoft Edge Developer (dev.microsoftedge.com).

***

Com informações de Windows Blogs:https://blogs.windows.com/msedgedev/2017/10/18/documenting-web-together-mdn-web-docs/#5EvwGvR0OYL4JACi.97