Carreira Dev

14 mar, 2018

Mercado amplia investimento em iniciativas cloud, mostra pesquisa da Red Hat

Publicidade

A Red Hat (NYSE: RHT), provedora de soluções open source líder no mundo, ouviu mais de 400 clientes para descobrir o que as empresas estão colocando como prioridade na área de TI para 2018. Na pesquisa Red Hat Global Customer Tech Outlook 2018, a companhia entrevistou organizações de 26 segmentos em 47 países e observou algumas mudanças em relação a anos anteriores.

A principal delas está na vontade das instituições de realizar mais com os atuais investimentos em TI, principalmente para apoiar o crescimento das iniciativas cloud. Segurança e automatização de processos também aparecem na lista de principais desafios para este ano.

De acordo com o levantamento da Red Hat, o investimento em TI está mudando. Enquanto os gastos em 2017 foram focados na otimização da área existente, a maioria dos entrevistados planeja investir uma parte maior de seus orçamentos em integração de dados e aplicativos e desenvolvimento (76%), entrega de infraestrutura e serviços em cloud (36%) e na implantação de aplicativos modernos (30%).

A questão da cloud chama atenção. Um terço dos clientes consultados disse que suas organizações não têm uma estratégia de cloud definida, o que pode ser um indicativo de que ainda estão observando cautelosamente esse cenário em constante evolução. Para aqueles que pretendem investir, a preferência fica com as opções híbridas multicloud.

Alguns clientes estão ultrapassando a coordenação híbrida para a portabilidade da carga de trabalho em mais de uma cloud ao mesmo tempo, usando estratégias multicloud para seus aplicativos. Cerca de 37% das organizações consultadas estão indo em direção a um futuro multicloud, seja implantando ou mesmo planejando implantar uma infraestrutura desse tipo 2018.

Neste ano, a prioridade para muitos dos entrevistados também está em solucionar os desafios associados à otimização e modernização dos atuais investimentos em TI. Outros desafios importantes incluem a melhora na segurança (47%), automatização dos processos (36%) e integração de dados, processos e aplicativos (26%).

Surpreendentemente, os dados mostraram que apenas 19% planejam executar iniciativas de transformação digital em 2018. Mais de 50% dos clientes consultados informaram que não têm planos para realizar estudos ou implementar soluções de Inteligência artificial (IA) ou aprendizado de máquinas (ML, na sigla em inglês). Pouco mais de 40% disseram o mesmo sobre a Internet das Coisas (IoT).