Dois terços do tráfego de dados de aplicativos em redes móveis estão conectados em cinco aplicativos principais, de acordo com estudo realizado pela Consumer Lab da Ericsson.
Os apps de streaming de vídeos e os de redes sociais estão cada vez mais populares. Além das tendências mundiais, cada país exibe suas próprias preferências.
Nos EUA, alguns dos principais apps foram o Netflix e o YouTube, enquanto que, na Coreia do Sul, o app de TV colaborativo AfreecaTV e o portal de busca NAVER foram destaque.
O aplicativo Facebook liderou em todos os países. No Brasil, o app concentra 28% do tráfego móvel analisado. Em seguida, vêm Chrome, com 16%, e YouTube, com 15%.
Além disso, o relatório concluiu que o vídeo comanda o crescimento do tráfego, e a previsão de seu crescimento é de 45% ao ano, até 2020. Ao longo dos próximos seis anos, o tráfego total de vídeo tende a crescer 17 vezes mais do que se comparado aos últimos seis anos.
O ConsumerLab, área da Ericsson que analisa o comportamento do usuário, identificou uma mudança na atitude do consumidor: este ano, pela primeira vez, mais pessoas devem assistir a mais streaming de vídeo sob demanda do que TV tradicional.
Alguns dos responsáveis por essa mudança são a tecnologia 4G, o crescimento do uso de smartphones e tablets, a transformação no comportamento dos usuários e os serviços sob demanda que oferecem acesso multiplataforma ao conteúdo.
Com informações de Corpbus!ness