DevSecOps

21 fev, 2017

Kaspersky anuncia KasperskyOS, uma solução segura para IoT e dispositivos de rede

Publicidade

A Kaspersky anunciou ontem a disponibilidade do KasperskyOS, seu sistema operacional seguro voltado para dispositivos de rede, sistemas de controle industrial e Internet das Coisas.

Em um post em seu blog oficial, Eugene Kaspersky (diretor executivo da empresa) revelou que esse projeto está em desenvolvimento há 14 anos, e que ele era conhecido pelo codinome 11-11 – esse nome foi dados pelo fato de o conceito original ter sido concebido em 11 de novembro.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-e-acusada-de-impedir-funcionamento-do-kaspersky-no-windows-10/,https://imasters.com.br/noticia/um-bilhao-de-itens-de-malware-sao-mantidos-no-banco-de-dados-em-nuvem-da-kaspersky-lab/]

O KasperskyOS pega conceitos da arquitetura Flux Advanced Security Kernel (FLASK) em que sistemas anteriores como SELinux e SEBSD são baseados, mas não os reproduz completamente. Em vez disso, ele foi construído do zero com a segurança em mente, habilitando o que o CEO chama de “Default Deny global no nível do processo”. Com essa instrução no núcleo, isso significa que o sistema operacional só poderá prosseguir em assuntos sobre os quais é especificamente instruído a agir, e todo o resto é proibido.

Com base no objetivo de criar um pacote que pudesse ser aplicado a diversas áreas com personalização granular, foram criados três produtos: um sistema operacional (KasperskyOS), um hypervizor seguro independente (KSH) e um sistema usado para interação segura entre os componentes do sistema operacional (KSS ).

Segundo o site Neowin, o preço variará de acordo com as necessidades e até que ponto os clientes aplicam os recursos do KasperskyOS. As aplicações citadas da tecnologia incluem IoT, equipamentos de telecomunicações, carros conectados, bem como sistemas de controle industrial.

De acordo com o whitepaper do KasperskyOS, as arquiteturas suportadas incluem:

  • KasperskyOS para CPU x86/x64 CPU: Pentium II ou superior, RAM: 8MB ou mais.
  • Ethernet: Realtek RTL8139, Intel i82580
  • KasperskyOS para ARM CPU: ARMv7 ou superior, RAM: 8MB ou mais

Mais informações sobre as aplicações desse sistema, assim como especificações técnicas detalhadas, estão disponíveis na página oficial do KasperskyOS.